Notícias de Criciúma e Região

Covid-19: em Içara, adolescentes serão vacinados nesta quinta e sexta-feira

Com a chegada de novas doses, o município organizou a vacinação deste público para dois dias desta semana

Depois da chegada de novas doses da vacina Pfizer, a Secretaria de Saúde de Içara anunciou que além das segundas doses, já programadas, o município continua vacinando adolescentes a partir de 14 anos de idade, sem comorbidades, ou ainda a partir de 12 anos, com comorbidades, perante a comprovação por atestado médico.

A vacinação acontece nesta quinta-feira, dia 16, e sexta-feira, dia 17,das 14h às 20h, no Centro de Vacinação, na Praça da Juventude. A aplicação do imunizante é por ordem de chegada e enquanto houver doses disponíveis. Adolescentes sem um responsável acompanhando a vacinação devem apresentar autorização impressa, ela pode ser retirada no site icara.sc.gov.br.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Ainda conforme a Secretaria de Saúde, a continuidade da vacinação deste grupo, assim como a diminuição das idades, depende do envio de novas doses por parte do Ministério da Saúde, visto que o grupo só pode se vacinar com a vacina do fabricante Pfizer.

Confira os tipos de comorbidades definidos no Plano Nacional de Vacinação para este grupo:

  • Diabetes mellitus e doenças metabólicas hereditárias (doença de Gaucher, mucopolissacaridoses e outras);
  • Doenças pulmonares crônicas (asma grave, fibrose cística, fibroses pulmonares, broncodisplasias);
  • Cardiopatias congênitas e adquiridas;
  • Doença hepática crônica;
  • Doença renal crônica;
  • Doenças neurológicas crônicas (paralisia cerebral, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; deficiência neurológica grave);
  • Imunossupressão congênita ou adquirida (incluindo HIV/Aids, câncer, transplantados de órgãos sólidos e medula óssea e pacientes em uso de terapia imunossupressora devido à doença crônica como doenças reumatológicas e doenças inflamatórias intestinais – Crohn e colite ulcerativa);
  • Hemoglobinopatias (anemia falciforme e talassemia maior);

 

Você também pode gostar