Corrida de rua reúne 300 participantes
A primeira corrida da CDL Içara teve como propósito o estímulo ao turismo e entregou ao município um letreiro “Eu amo Içara” na esquina das ruas Marcos Rovaris e Procópio Lima
O frio e o vento da tarde deste sábado, dia 26, impuseram dificuldades, porém não desanimaram os mais de 300 envolvidos nas provas da Corrida CDL de Içara, correalizado pela cooperativa de crédito Acentra. Em sua primeira edição, o evento nasceu com o propósito de incentivar o turismo no município, por meio do percurso – entre a Praça Fernando Pacheco e o Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus – e materializado também com a inauguração de um novo atrativo para munícipes e visitantes.
Nas provas para adultos, 220 competidores se dividiram entre as disputas de dois circuitos. O primeiro a cruzar a linha de chegada foi Marcos Dagostin, ao completar a distância de 5km em 19min40s, seguido de Anderson Pizzatti (20min07s) e Márcio Gonçalves Júnior (20min58s). Entre as mulheres, Rita de Cássia Costa João sagrou-se campeã, completando a prova em 23min14s, Sanara Gomes (24min27s) ficou com o segundo lugar e Ednara Rosa (24min27s) completou o pódio.
Entre os que desafiaram a prova de 12,5km, Diego Souza levou o troféu de primeiro lugar, com 48min27s de percurso. Apenas 22 segundos à frente do vice-campeão Sérgio dos Santos Bernardo. Luan Longo Fernandes (49min41s) terminou na terceira posição entre os homens. Na competição feminina circuito mais longo a atleta Tati Gomes, com 50min15s, venceu com folga. A segunda colocada Katrina Cavalheiro Dajori completou a distância em 53min59s e Arilene Borges Viana conquistou a terceira colocação geral com 59min54s.
Mais detalhes de resultados podem ser consultados no site RSF Pro Eventos.
Além dos campeões gerais, a Corrida CDL de Içara promoveu ao pódio os donos e donas dos melhores tempos por categoria (faixa etária). O evento reservou ainda dois momentos esportivos especiais, com a participação de 15 alunos com deficiências em triciclos guiados por voluntários do Projeto Pernas Solidárias e, após todos os adultos completarem cruzarem a linha de chegada, uma corridinha kids movimentou meninos e meninas de até 14 anos. “Foi um dia especial para celebrar não apenas a nossa paixão pelo esporte, mas também a união de grandes marcas e pessoas em prol de um objetivo comum: promover o turismo e fortalecer os laços em nossa querida cidade com toda a região”, enalteceu a coordenadora da corrida, Leila Dal Bó.
O espírito de integração do evento também foi exaltado pelo presidente da CDL de Içara – entidade realizadora do evento -, Paulo Brígido. “Abraçamos esse projeto do evento com o propósito de trazer visitantes e suas famílias e ficamos muito realizados com o resultado alcançado”, comemorou.
Ao lado da entidade lojista, a Acentra, entrou como patrocinadora principal e correalizadora do evento. A iniciativa de unir forças ao evento com a CDL, a Prefeitura, a Cooperaliança e outros apoiadores, manifesta um dos princípios do cooperativismo, frisou a diretora executiva da cooperativa de crédito filiada ao Sistema Ailos, Tatiana Cardoso Duzzioni Viana. “Os nossos valores institucionais incluem solidariedade, responsabilidade e o interesse pela comunidade. E aqui, juntos, fomos capazes de alcançar feitos notáveis”, exaltou.
Novo atrativo turístico
Enquanto os atletas se desafiavam na corrida, uma nova atração foi apresentada à comunidade içarense e promete ser um local para muitos registros fotográficos de munícipes e turistas: o letreiro Eu Amo Içara. “É um presente das organizações envolvidas na corrida (CDL, Acentra, Prefeitura e Cooperaliança) que ficará como um marco para nossa cidade e um ponto para que as pessoas possam demonstrar o carinho que têm pela nossa cidade”, afirmou a prefeita Dalvânia Cardoso.
Feira com produtos da terra
Enquanto os atletas estavam empenhados na concentração e na corrida, os familiares, visitantes e curiosos tiveram a oportunidade de visitar a Feira com Produtos da Terra, incluída ao evento. No espaço, produtores do município tiveram a oportunidade de comercializar suas produções artesanais.