Notícias de Criciúma e Região

Correndo pela Clarinha: ultramaratonista cria ‘desafio’ para contribuir com o tratamento de criança 

Valor adquirido será destinado à família da pequena moradora de Forquilhinha, que faz tratamento contra um tipo raro de câncer há dois anos

Natural de Turvo, Elder Simionato está acostumado a percorrer grandes distâncias em seus treinos e nas competições que disputa regularmente. Mas, o ultramaratonista decidiu correr cerca de 60 quilômetros no dia 28 de julho por uma causa diferente. Ao lado do atleta Allan Laurindo, ele lançou o desafio “Correr por um mundo colorido para a Clarinha”, de apenas três anos. Neste caso, cada quilômetro representará uma cota mínima de R$ 25,00. O valor adquirido será destinado à família da pequena moradora de Forquilhinha, que faz tratamento contra um tipo raro de câncer há dois anos.

“O que me motivou foi ver a divulgação de um Café Colonial Solidário nas redes sociais de pessoas próximas e logo quis saber quem era a menina e a família. Isso me motivou ainda mais a participar e criar uma forma de ajudar. Acho que quando a gente recebe também precisa dar em troca. Foi assim com a ação beneficente que fiz com a Laurinha em 2022, de Nova Trento”, comenta Elder. 

A Vakinha

A vaquinha foi oficialmente lançada no último dia 7 e pode ser acessada pelo link: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/correr-pela-clarinha . “A gente começou a divulgação no Instagram e no WhatsApp para ter um bom alcance de publicação e o máximo de pessoas interessadas em ajudar na causa. A pessoa que quiser ajudar com um valor simbólico de R$ 25 será contabilizado por um quilômetro, ou seja, o valor será trocado por um quilômetro rodado no próximo dia 28 de julho, um domingo”, explicou Simionato.

“Faremos um treino longo de 60 quilômetros e convidei o meu parceiro Allan para participar também e vamos buscar alguns amigos que possam dar apoio no dia. Isso vai ser muito importante. Em caso de aumento da quilometragem, se ultrapassar a nossa meta inicial – o que eu espero que aconteça – eu vou repassar para os meus alunos da assessoria de corrida para estarem fazendo. O que sobrar, a gente vai converter para a galera também estar participando durante os seus treinos semanais”, afirmou.

Mariane Generoso, mãe da Clara, agradeceu ao gesto de carinho dos corredores. “O sentimento é de gratidão. Eles não estão apenas correndo uma maratona; estão correndo por um mundo colorido para a Clarinha e nos enchendo de esperança e nos dando ainda mais forças para continuar lutando pela nossa pequena. Muito obrigada a todos os envolvidos, a gente fica até sem palavras para agradecer”, disse a mãe da menina. 

Correndo pela Clarinha

De acordo com o planejamento, os dois corredores sairão de Turvo no começo da manhã do dia 28 deste mês com a intenção de finalizar o percurso na casa da família da Clara. “O nosso objetivo é chegar lá na casa da família da Clara, conhecer ela e toda a família, bater uma foto e entregar as doações arrecadadas. Queremos compartilhar com a família dela como foi todo esse processo de mobilização e fazer um grande dia para a Clarinha”, ressaltou.

O ultramaratonista disse que busca contribuir com alguma comunidade ou causa da região com frequência. “Mostrar para as pessoas que, se temos condições de ajudar pessoas e causas beneficentes, é um ato solidário. E espero dar continuidade a esses eventos, criando essas ações para quem necessita de alguma ajuda. Eu acredito que, quando a gente consegue fazer o bem para alguém uma hora, você também recebe de volta de alguma forma”, finalizou.

Café Solidário

Além dessa ação, a família também está organizando um Café Colonial Solidário para ajudar também nas despesas do novo tratamento. “Precisamos ir a cada três meses para São Paulo com ela, para refazer um exame que só é feito lá, além disso também são feitas consultas com especialistas e é tudo particular, o que acaba pesando no orçamento. Pois o caso dela (Glioma de Nervo Optico) é um tipo raro de câncer e aqui na nossa região não tivemos êxito no tratamento. Por isso contamos com a solidariedade das pessoas em eventos como esse e o que está sendo organizado pelo Elder. Somos imensamente gratos a todos amigos/familiares e até pessoas que só nos conhecem pelas redes sociais e que estão nos ajudando. Quem tem filho sabe que nós como mãe sempre faremos o possível, e ainda mais se tratando de saúde não medimos esforços. Por isso mais uma vez muito obrigada e que Deus lhes retribua com muita saúde e bênçãos”, concluiu a mãe.

Você também pode gostar