Notícias de Criciúma e Região

Corpo de Bombeiros Militar lança aplicativo inédito para atendimento de surdos em Santa Catarina

No dia em que completa 93 anos, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) reuniu autoridades, convidados e imprensa. O evento aconteceu nesta quinta-feira, 26, no auditório do complexo administrativo da Segurança Pública, em Florianópolis e contou com a presença do governador, Carlos Moisés, e o Comando-Geral da Corporação.

A cerimônia iniciou contando a história da corporação para os presentes e seguido da apresentação do vídeo institucional, que retrata todas as atividades do CBMSC. O material foi produzido e dirigido pelo Centro de Comunicação Social do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, com apoio da Secretaria Executiva de Comunicação.

Aplicativo SOS Surdo:

A solenidade continuou com o lançamento do aplicativo inédito para que os surdos possam acionar o socorro do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

Apresentado pelo chefe do Estado-Maior Geral, coronel BM Charles Fabiano Acordi, o SOS Surdo foi desenvolvido por bombeiros militares catarinenses, da Divisão de Tecnologia da Informação, com suporte da comunidade surda, que trabalhou junto com a equipe, garantindo que, além de prático, o app também seja funcional para quem precisa.

Seguindo a diretriz do CBMSC, o aplicativo foi desenvolvido em software livre, com código aberto, permitindo que outras corporações possam utilizar o material desenvolvido em Santa Catarina para auxiliar a população, assim como já são os outros aplicativos.

O CBMSC é a primeira corporação brasileira a ter uma ferramenta para atendimento dos surdos. Os bombeiros militares e comunitários também estão passando por treinamentos da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para a realização dos atendimentos.

“A implantação deste aplicativo demonstra a valorização do processo de inclusão social. A ferramenta é o primeiro passo pra que possamos, inclusive, incentivar a ideia em outros estados“, exaltou o Comandante-Geral do CBMSC, coronel BM Charles Alexandre Vieira. O oficial agradeceu de forma especial os intérpretes da Central de Interpretação de Libras da Fundação Catarinense de Educação Especial e a todos os representantes da comunidade de surdos, associações, parceiros e voluntários.

O aplicativo SOS Surdo possui além de textos em Português, vídeos criados na Língua Brasileira de Sinais para que a comunidade surda possa entender as ocorrências e selecionar para ativação da equipe de plantão.

O governador, Carlos Moisés, junto com o Comandante-Geral, fizeram o dowload do primeiro aplicativo, que a partir de agora está disponível gratuitamente para a sociedade catarinense.

“O bombeiro cresceu e hoje é o Corpo que nos traz orgulho em Santa Catarina e no Brasil. Nas reuniões com representantes de outros estados, inclusive em Brasília, sempre recebo elogios e comentários positivos sobre profissionais e integrantes do CBMSC”,  disse o governador.

Você também pode gostar