Notícias de Criciúma e Região

Fogo que causou coluna de fumaça no Rincão amanhece praticamente apagado

De acordo com a unidade avançada do Corpo de Bombeiro em Balneário Rincão fogo em vegetação de dunas está praticamente extinto, sem fumaça no local e não foi necessário dar seguimento no combate às chamas neste domingo, dia 2

O fogo em vegetação que ocosionou uma grande coluna de fumaça em Balneário Rincão amanheceu praticamente apagado neste domingo, dia 2. De acordo com a unidade avançada do Corpo de Bombeiros do município não há mais fumaça no local e não foi necessário dar seguimento no combate às chamas.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Os trabalhos haviam sido paralisados por volta das 21h deste sábado, dia 1º, devido a falta de visibilidade durante a noite, para a segurança dos bombeiros e por não haver nenhuma edificação ou risco para a população. Já que o local é bem afastado e de díficil acesso.

Grande coluna de fumaça se formou no sábado

O fogo em vegetação de dunas iniciou na tarde deste sábado, dia 1º, entre o Rincão Norte e a Barra do Torneiro.Uma grande coluna de fumaça se formou e se espalhou por toda a região da Lagoa dos Freitas e norte do Balneário Rincão.

A unidade avançada do Corpo dos Bombeiros iniciou o combate as chamas no meio da tarde e devido ao vento foi necessário o reforço de Içara. Cinco bombeiros combateram o incêndio até a noite.

A causa do incêndio é desconhecida. Porém devido a falta de chuvas e a vegetação estar bastante seca, isso favorece a propagação de incêndios após o contato com algum foco inicial, tal como uma fogueira ou limpeza de terreno com fogo que sai de controle. Por este motivo, também, segundo o Corpo de Bombeiros, se intensificam ocorrências desta natureza nesta época do ano.

Veja dicas do Corpo de Bombeiros para evitar queimadas em vegetação:

  • Não inicie queimadas, principalmente próximo a áreas de vegetação;
  • não queime lixo, terrenos ou pastagens;
  • não jogue bitucas de cigarro na mata, nas ruas ou em beira de estradas;
  • não deixe garrafas de vidro em áreas de vegetação (o sol faz o efeito lupa e pode iniciar um incêndio);
  • ao fazer trilhas, evite acender fogueiras. Caso precise fazer uma, certifique-se de limpar a área, de forma que não tenha nenhum material inflamável em volta e nunca abandone o fogo antes de apagá-lo.

    Fonte: CBM/SC

Leia Mais:

Combate a fogo que causou coluna de fumaça é paralisado no Rincão

Grande coluna de fumaça chama atenção em Balneário Rincão

 

 

Você também pode gostar