Coronavac é liberada para crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos
A decisão foi tomada durante reunião extraordinária da diretoria colegiada
A aplicação do imunizante CoronaVac em crianças e adolescentes, com idade entre 6 e 17 anos, exceto em casos de menores imunossuprimidos (com baixa imunidade), foi aprovado nesta quinta-feira, 20, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A decisão foi tomada durante reunião extraordinária da diretoria colegiada.
Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.
Crianças e adolescentes com comorbidades também poderão receber a vacina, que será aplicada em duas doses, com intervalo de 28 dias. A vacina é a mesma utilizada atualmente na imunização de adultos, sem nenhum tipo de adaptação para uma versão pediátrica.
A decisão foi unânime. Ao todo, cinco diretores votaram a favor da liberação: Meiruze Sousa Freitas, Alex Machado Campos, Rômison Rodrigues Mota, Cristiane Rose Jourdan e o próprio diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres.
Inicialmente, o Butantan pediu autorização para vacinar crianças a partir de 3 anos, mas a Anvisa alegou falta de estudos suficientes que comprovem a eficácia para essa faixa de idade. Até hoje, apenas a vacina da Pfizer estava liberada para crianças a partir de 5 anos, mas as doses vêm desembarcando no Brasil em remessas vindas do exterior em quantidade ainda insuficiente para imunizar todas as faixas de idade infantil.
O cronograma de distribuição das doses será determinado pelo Ministério da Saúde.