Notícias de Criciúma e Região

Coopercocal reduz tarifas de energia com efeito médio de 14,44% para seus associados

A redução é resultado dos investimentos na nova linha de transmissão, mostrando os benefícios que esse avanço já está trazendo

As novas tarifas de energia elétrica, calculadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), trazem uma redução tarifária com efeito médio em 14,44% para os associados da Cooperativa Energética Cocal (Coopercocal). De acordo com o presidente da Coopercocal, Altair Lorival de Mélo (Belha), essa diminuição é resultado de uma série de investimentos estratégicos realizados ao longo dos últimos anos. O presidente destaca a construção da linha de transmissão, que permitiu redução no custo do transporte de energia e uma maior eficiência no fornecimento.

“O cálculo do reajuste tarifário é realizado anualmente pela Aneel e leva em consideração diversos fatores, como a variação nos custos da energia, investimentos em infraestrutura, perdas na distribuição e indicadores econômicos. Para a Coopercocal, os investimentos em sua rede de distribuição, especialmente na linha de transmissão, e a compra de energia no mercado livre permitiram reduzir os custos operacionais. Esses fatores foram determinantes para a queda significativa na tarifa”, destaca Belha.

Coopercocal e o impacto dos investimentos

Ainda segundo ele, a redução tarifária é fruto de uma gestão comprometida com a eficiência e o benefício direto aos associados. “Nosso foco sempre foi investir de forma estratégica e responsável para garantir não apenas um serviço de excelência, mas também uma tarifa mais acessível. Agora, estamos colhendo os frutos dos investimentos realizados ao longo dos últimos anos. É gratificante saber que, além de manter a qualidade no fornecimento, conseguimos proporcionar uma redução significativa nas tarifas, impactando positivamente a vida de todos os nossos associados,” comemora.

Com um investimento de mais de 15 milhões a nova linha de transmissão conectada em 31 de março de 2023, ampliou significativamente a capacidade de atendimento e aprimorou a eficiência do fornecimento de energia, garantindo maior confiabilidade e reduzindo perdas ao longo do sistema, além da redução no custo do transporte. Essa melhoria não só fortalece a infraestrutura elétrica, mas também impulsiona o desenvolvimento econômico, criando um ambiente propício para a instalação de novas empresas.

A redução tarifária é um marco importante para a Coopercocal e demonstra que os investimentos contínuos em infraestrutura, aliados à busca por soluções mais econômicas para o fornecimento de energia, trazem resultados sólidos. “Hoje, a Coopercocal se orgulha em possuir uma das tarifas mais baratas do Brasil, reforçando o nosso compromisso em garantir qualidade no serviço, e também economia real no bolso dos associados”, enfatiza o presidente.

As novas tarifas passaram a valer desde o dia 30 de setembro, e os consumidores perceberão o efeito da redução no faturamento de outubro com vencimento em novembro.

Você também pode gostar