Consulta púbica vai debater Plano de Bacias do Rio Mampituba

O Plano de Gerenciamento dos Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Mampituba entrará em debate mais uma vez nesta quinta-feira, 25. Com objetivo de discutir com a sociedade os encaminhamentos do estudo para a preservação das águas da região, uma consulta pública será realizada no Centro de Convivência da 3ª Idade de São João do Sul, a partir das 15h.

Na oportunidade, os presentes abordarão o enquadramento das águas, em um momento final para discussão, sugestão e decisão dos recursos hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Mampituba, que abrange municípios do Extremo Sul catarinense e do norte gaúcho. “O Plano de Bacias vai estabelecer as ações necessárias para a melhoria das condições da água da região, tanto em termos de qualidade quanto de quantidade, com objetivo de eliminar e prevenir conflitos entre usuários de água ou entre os usos do recurso e a conservação ambiental”, destaca o presidente do Comitê Araranguá e Afluentes Catarinenses do Mampituba, Luiz Leme.

Estudo em conjunto

Esse Plano de Bacias está sendo construído pelo Comitê do Rio Mampituba, com apoio do Comitê Araranguá e dos Governos do Estado do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. “É um documento importante, pois define os critérios de utilização da água dos rios, lagoas, barragens, açudes e poços, independentemente se estão localizados em propriedades privadas ou se foram executados com recursos públicos e privados”, completa a engenheira ambiental do Comitê Araranguá, Michele Pereira da Silva.

Diversas reuniões já foram realizadas em municípios gaúchos, como Torres, Mampituba, Morrinhos do Sul e Dom Pedro de Alcântara. Em Santa Catarina, um primeiro encontro aconteceu em Sombrio e, agora, todas as lideranças públicas e políticas, bem como a sociedade civil organizada, são convidadas a participar dessa consulta pública em São João do Sul.

“É fundamental a mobilização de todas as instituições para assistirem à apresentação do material produzido até aqui e apresentarem solicitações, correções ou complementações que sejam necessárias para que o Plano de Bacias reflita as necessidades e as aspirações de cada região”, finaliza o presidente.

Saiba Mais

Em Santa Catarina, os afluentes do Rio Mampituba atingem os municípios de Araranguá, Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Jacinto Machado, Passo de Torres, Praia Grande, São João do Sul e Sombrio.

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.