Notícias de Criciúma e Região

Cônsul da Itália visita o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel em Orleans

Autoridade conheceu o espaço e foi recebida por autoridades da cidade

A cônsul diplomata chefe do Consulado Geral da Itália de Curitiba, Eugênia Tiziana Berti, visitou o Museu Ar-Livre Princesa Isabel e o Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), em Orleans, nesta manhã de sábado, dia 13. Ela conheceu parte do acervo do Centro de Documentação Histórica Plínio Benício (CEDOHI), com documentos do início da colonização do século 19, e o trabalho desenvolvido pelos técnicos para manter e conservar esses itens. Ela ainda assegurou a Instituição o direito ao uso do selo 150 Anos da Imigração Italiana no Brasil.

O museólogo Idemar Guizzo, disse à consul que a documentação que está em Orleans, que além de fazer parte da história do Brasil, “é parte da história que a Itália não conhece”. Ainda, segundo Idemar, Eugenia é a segunda cônsul que visita Orleans, antes disso foi o Conde da Glória, em 1885.

A cônsul foi recebida pelo vice-reitor do Unibave, Luiz De Noni, e pelo prefeito de Orleans, Jorge Koch, que desejaram boas-vindas. A diretora de Cultura, Edina Furlan Rampineli, a diretora do Museu ao Ar Livre, Valdirene Böger Dorigon e outras autoridades locais também acompanharam o encontro.

A visita teve ainda apresentação do orleanense Daniel Librelato, que apresentou a música de sua autoria “Aurora Xokleng”. Também esteve presente o representante indígena e descendente dos Xokleng, Wanderley Donizete.

Além de Orleans, Eugenia Tiziana Berti esteve em Criciúma, Urussanga e Cocal do Sul. As visitas iniciaram na sexta-feira, dia 12, na UniSATC, seguindo em Urussanga, no sábado, num encontro com as associações Jovens Lideranças e o Associativismo Italiano, depois Orleans. Na parte da tarde, a cônsul visitou Cocal do Sul, onde foi recebida pelo Círculo Italiano e, em seguida, participou de um jantar no Restaurante Casa do Chico com lideranças locais de Nova Veneza.

Um dos responsáveis pela visita da Consul a Orleans é o conselheiro consular Alexandro Veronesi, membro eleito do Comites, órgão que atua junto à comunidade italiana e seus membros são eleitos pelo voto direto a cada 5 anos.

Cônsul

Eugenia Tiziana Berti é diplomata chefe do Consulado Geral da Itália de Curitiba, para os estados do Paraná e Santa Catarina. Nascida na província do Baixo Lazio, Frosinone, capital da Ciociaria, em 1962. Casada desde 1992, com um sueco e tem três filhas. Tem formação jurídica e humanista, trabalhou no serviço do Estado italiano durante mais de trinta anos.

Antes de chegar ao Brasil, morou na Suécia, Turquia, Inglaterra e Emirados Árabes Unidos. No Brasil o desafio é fortalecer o elo jovem da cadeia que une os dois países, em continuidade com as tradições, mas acentuando a italianidade e a língua italiana como veículos de desenvolvimento de novas perspectivas não só de trabalho, econômicas e culturais, mas também de investimento em uma identidade italiana prestigiosa e moderna.

Você também pode gostar