Construtora de Criciúma executa obra de Centro de Desenvolvimento da CBF em SC
Obra da Construtora Castanhel em Balneário Camboriú é legado da Copa de 2014
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) terá em breve um núcleo de excelência em formação de atletas em Santa Catarina. A obra está em execução em Balneário Camboriú desde maio deste ano pela Construtora Castanhel de Criciúma e tem previsão de conclusão para o próximo 10 de janeiro. O empreendimento, localizado em um terreno de 12.133,70 m², contará com uma área total construída de 6.980 m², incluindo um campo de futebol com grama sintética certificado pela FIFA e arquibancadas para até 480 pessoas.
O edifício principal do Centro de Desenvolvimento da CBF abrigará uma estrutura diversificada, composta por dois vestiários para 18 atletas, equipados com salas para técnicos, chuveiros, salas de massagem e vestiários específicos para árbitros. Além disso, haverá uma área administrativa, com recepção, espaço de trabalho, sala multiuso e sanitários. O projeto inclui ainda uma cantina, sanitários para o público, depósito, almoxarifado e sala médica, totalizando 446,71 m² de área construída.
A estrutura será administrada pela Federação Catarinense de Futebol (FCF) em parceria com a Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú, conta o presidente da FCF, Rubens Angelotti. “O Centro de Desenvolvimento do Futebol terá um peso significativo e vai beneficiar muito a região. Foi uma batalha nossa trazer o projeto para Balneário Camboriú, para ficar próximo a sede da federação”, diz.
Um dos principais destaques do empreendimento financiado pelo Fundo Legado da Copa 2014 é um campo de futebol, que será certificado pela FIFA Quality. O gramado sintético foi escolhido pela própria CBF devido às vantagens como menor custo de manutenção, maior durabilidade, resistência ao uso frequente, e sua disponibilidade em qualquer condição climática, explica o gerente de Engenharia da Construtora Castanhel, Eduardo Sacramento. “O campo ainda terá um sistema de drenagem sustentável, que armazenará a água da chuva em um reservatório de 100 m³ para irrigação, garantindo a temperatura adequada do gramado e prevenindo a proliferação de fungos e bactérias”, destaca.
Um dos maiores desafios, conforme o diretor da Construtora Castanhel, Edio Castanhel Filho, está no curto prazo de execução, principalmente devido à dependência de condições climáticas para os trabalhos externos. “O andamento desta obra para nós é muito especial pelo impacto que ela vai ter no futebol de Santa Catarina, mas também pelo compromisso de entrega com excelência que vai acrescentar muito ao nosso portfólio”, destaca.