Construtora de Criciúma adere ao Programa Brasil Mais Produtivo para aprimorar processos
Melhorias implantadas geraram redução de desperdício e aumento de qualidade
Com o objetivo de avançar na aplicação de conceitos da Indústria 4.0, com foco em produtividade e padronização, a Castanhel Engenharia e Construção aderiu ao Programa Brasil Mais Produtivo, uma iniciativa do Governo Federal com foco em organizações de diferentes portes. Próximo ao fim do ciclo, a empresa obteve melhorias em processos-chave nos ambientes de obra.
O programa estabelece 116 horas de consultoria com uma especialista do Senai, desenvolvido com subsídio estatal. Para a empresa sediada em Criciúma, a iniciativa representou mais um passo no desenvolvimento de processos, sobretudo operacionais, visando o enquadramento ao sistema de produção Lean, criado pela montadora japonesa Toyota.
“Como, nesse projeto, trabalhamos com um período relativamente curto, optamos por escolher, no primeiro momento, o reboco, um dos processos-chave da obra. Assim, foi realizado um diagnóstico detalhado sobre como vínhamos fazendo e como poderíamos melhorar, a fim de sanar desperdícios que às vezes até passam despercebidos. O olhar de um especialista externo é essencial também por isso”, pontuou o coordenador de engenharia da Castanhel, Eduardo Sacramento.
No desafio de analisar todo o processo de reboco, a consultoria observou, em detalhes, possíveis pontos de melhoria, como gestão de materiais, gestão de tempo e possibilidades de utilização de ferramentas melhores, visando adaptações ou investimentos que otimizem os processos.
“Em algumas situações, os pontos de melhoria de eficiência estão em fases primárias. No caso do reboco, percebemos que a melhoria no chapisco (preparação) seria determinante para o resultado do reboco. Com uma mudança aplicada nessa fase anterior, conseguimos diminuir muito o retrabalho”, contou a consultora do Instituto Senai de Tecnologia em Cerâmica, a engenheira Larissa de Quadros Bianchini.
A metodologia Lean Construction, detalha Larissa, foca em diminuir desperdícios, retrabalhos, movimentações desnecessárias e excesso de materiais, além de valorizar os próprios talentos da equipe.
“Focamos em uma obra ‘piloto’ (a construção da nova sede do Grupo Masterfarma) para, a partir dessa experiência, dialogar com engenheiros e equipes de outras obras, disseminar conhecimento e garantir que o processo siga o padrão que foi testado e melhorado”, destacou a consultora.
Para o diretor da Castanhel Engenharia e Construção, Edio Castanhel Filho, o padrão de excelência sempre deve ser perseguido e aprimorado, por esse motivo a busca por novas tecnologias e metodologias segue de forma constante. “Acreditamos que o aperfeiçoamento constante dos processos não apenas eleva a qualidade do nosso trabalho, mas também fortalece a confiança que conquistamos no mercado ao longo de mais de quatro décadas. É essa busca incessante por inovação e eficiência que nos permite honrar com os nossos compromissos e superar as expectativas dos nossos clientes”, disse.