Na política, a construção de uma imagem positiva requer identidade, uma estratégia bem definida, linguagem clara e simples, bem como a capacidade de despertar emoção.
Fundamental ganhar a simpatia do público e conectar-se com ele.
Porém, só desperta esta conexão aquilo que é visto e sentido de forma genuína. Fabricar um personagem sem que haja uma base sólida e verdadeira faz perder a credibilidade.
Conectar sua imagem à uma pauta específica é um caminho, atraindo os olhares daquela parcela do público, mas tal imagem precisa ser real, precisa transmitir veracidade. Discursos forçados não são bem recebidos, aliás ficam bem evidentes, e trazem resultados negativos.
A aparência, por si só, não desperta conexão. Para conectar é fundamental que a narrativa visual: aparência + atitude + fala, estejam em harmonia.
Construir uma identidade é fundamental, bem como sustentá-la com consistência.
Esta identidade irá conectar o político ao público certo.
Saber que há alguém capaz de representar seus interesses e opiniões, não somente encenar mas efetivamente defendê-los, é um fator que pesa na hora do engajamento.
Não apenas engajar, como garantir o apoio e a lealdade.
Políticos em cima do muro tendem a ser esquecíveis. É preciso posicionar-se, deixar clara suas causas.
Aline Savi é advogada, consultora de imagem política, personal stylist, especialista em etiqueta e pós graduada em marketing político e comunicação eleitoral. Nesta coluna semanal fala sobre imagem e comunicação política.