Conselho do DEL apresenta pleitos em encontro com candidatos à prefeitura de Braço do Norte
Evento encerrou com a assinatura dos candidatos no termo de compromisso em dar atenção aos pleitos apresentados
O Conselho do Programa de Desenvolvimento Econômico Local de Braço do Norte (DEL), promoveu um encontro com os candidatos à prefeitura do município na noite de ontem (26). A proposta foi apresentar o programa implantado em 2015. Os trabalhos foram conduzidos pelo agente de Articulação do DEL, Fernando Simiano, que detalhou o Programa aos quatro candidatos: Allan (PSD), Dr. Cleber Silva (PT), Laurinho Boeing (MDB) e Robinho da Farmácia (PL).
Na oportunidade, os demais conselheiros, também apresentaram alguns pleitos para o desenvolvimento do município e entregaram aos candidatos que tiveram a oportunidade de se manifestar e apresentar algumas de suas propostas e plano de governo. O encontro encerrou com a assinatura dos candidatos no termo de compromisso em dar atenção aos pleitos apresentados.
“Esse foi um momento importante para que os candidatos conhecessem o trabalho do DEL e ouvissem nossos principais pleitos”, disse o presidente da Associação Empresarial do Vale do Braço do Norte (Acivale), Gustavo Schlickmann, que também é um dos membros do Conselho do DEL.
DEL em Braço do Norte
Braço do Norte é a pioneira na implantação do DEL e tornou-se referência do modelo no Estado. Hoje o programa conta com seis câmaras técnicas, formadas por profissionais voluntários distribuídos por assunto. O programa também conta com um Conselho de caráter consultivo e deliberativo formado por 30 membros voluntários de 16 entidades de setores distintos. São mais de 100 voluntários envolvidos.
O DEL de Braço do Norte tem como meta apresentar 50 projetos de melhorias para a cidade até 2036. Alguns já foram aprovados e implantados no município e outros continuam em planejamento para garantir o crescimento e qualidade de vida da população local.
O modelo do DEL surgiu na Alemanha, onde existem conselhos de desenvolvimento que pensam o município a longo prazo. A Facisc adaptou o projeto para ser implantado nos municípios de Santa Catarina e atualmente já funciona em mais de 20 cidades.