Conhecimento jurídico é disseminado em Nova Veneza

Com o Palazzo Delle Acque, em Nova Veneza, lotado de profissionais do Direito, acadêmicos e a presença de autoridades dos poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, foi aberto na noite desta sexta-feira o III Congresso da Advocacia Sul Catarinense.  A temática do evento, realizado pela OAB Subseção Criciúma, tem como base os 30 anos da Constituição Federal.

São mais de 600 inscritos, de toda região, que, até sábado, irão adquirir ainda mais conhecimento sobre o universo jurídico com profissionais renomados, e de nível nacional, que integram a grade de palestrantes.

O presidente da OAB Subseção Criciúma, Fábio Jeremias, lembrou que o congresso cumpre com a missão institucional da OAB que é a de disseminar e compartilhar ensinamentos.

“E este evento tem um grandioso significado. Grandes temas serão debatidos com palestrantes do mais alto gabarito. Aproveito a oportunidade para agradecer a acolhida de Nova Veneza, esta cidade que tanto nos orgulha e que vem para consolidar nosso congresso. Aliás, esse pedacinho da ‘Europa’ tem condições de sediar sempre nossos eventos. Agradeço ainda a força, a capacidade de trabalho e a competência da nossa diretoria”, declarou.

O presidente da OAB Seccional Santa Catarina, Paulo Marcondes Brincas, citou sobre a importância da atualização do ensino citando o congresso como modelo.

“O mundo está mudando muito e para nós do Direito está mudando mais rápido ainda. A única maneira de nos preparar é nos munir de informação e este evento é um exemplo disso. Não tem nada mais importante para a OAB do que oferecer informação e de primeira linha, como aqui ocorre”, caracterizou.

Brincas afirmou que a terceira edição do Congresso da Advocacia Sul Catarinense possui a mesma qualidade de eventos da mesma área realizados em grandes centros, como Rio de Janeiro e São Paulo.

“É uma oportunidade de extrema importância e é em eventos como este que vamos potencializar o conhecimento e sobreviver no futuro”, emendou.

Crescimento profissional e pessoal

O diretor da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC), Rafael Búrigo Serafim, confirmou a propagação da extensão do ensino jurídico, marca da gestão, tanto no Estado como da Subseção.

“Podemos deixar de ser acadêmicos, mas jamais deixaremos de ser estudantes de Direito. Tenho certeza de que todos sairemos daqui melhores do que entramos, com crescimento profissional e também pessoal”.

Dando às boas-vindas, o prefeito de Nova Veneza, Rogério Frigo, fez questão de agradecer a escolha pelo município. “É uma alegria imensa poder recepcioná-los. Nossa cidade tem pouco mais de 14 mil habitantes, mas é muito acolhedora e tem se desenvolvido em vários segmentos. Sentimo-nos muito orgulhosos de a OAB ter escolhido e engrandecido nossa Nova Veneza nesses dois dias. Estamos de braços abertos”, exclamou.

O grupo folclórico Ítalo Brasileiro de Nova Veneza também recepcionou os participantes.

Representando o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), a desembargadora Salete Sommariva fez uma observação sobre a temática do evento.

“Cumprimento a Subseção e a organização, não somente pela organização do evento, mas pela temática trazida que são os 30 anos da nossa Constituição Federal. O país vive um momento importante e este é um tema de suma relevância para ser debatido. São os profissionais do Direito que lutam para que nossa constituição seja cumprida e respeitada”, colocou.

Após a abertura oficial, o Dr. Alexandre Reis Siqueira Freire palestrou com o tema “STF e o Sistema de Justiça”. Em seguida, o assunto abordado foi o “Balanço de Dois Anos de Vigência do Novo CPC”, pelo Dr. Pedro Miranda de Oliveira.

 

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.