Conhecimento e inovação

A partir desta segunda-feira, 15 até a sexta-feira, 20, a Unesc recebe pessoas de diversos municípios para a 8ª Semana de Ciência e Tecnologia. Durante os dias a Universidade apresenta o conhecimento produzido por alunos e professores em ensino, pesquisa, extensão e inovação, além de dar espaço para que a própria comunidade exponha suas ideias. A expectativa é de que mais de dez mil pessoas circulem pelo campus, transformando um ambiente de integração com diferentes atividades.

Hoje, às 19 horas, acontece à abertura oficial acontece no Auditório Ruy Hülse, com a palestra sobre a temática desta oitava edição. “A palestra é com o nosso professor doutor Ademir Damásio, reconhecido nacionalmente por seu trabalho e pesquisa na área de matemática”, conta o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Oscar Montedo.

Serão cinco dias com intensas atividades como apresentações de trabalhos; orais e em pôsteres; de iniciação científica e de extensão resultantes de projetos de pesquisa e de extensão. Além disso, uma série de ações paralelas estão programadas como palestras, minicursos, workshops, oficinas e atrações culturais. A semana traz ainda eventos como Seminário de Iniciação Científica, Salão de Extensão, Salão de Ensino, Talento Musical, Feira da Inovação, Feira de Ciências, Innovation Bootcamp, Salão de Pós-Graduação e Workshop de Arqueologia.

A professora Gisele Coelho Lopes, que integra a comissão organizadora, lembra ainda que tem a Feira da Economia Solidária, visando a contribuição para o desenvolvimento regional com a presença de artesãos, feirantes e agricultores expondo seus produtos. “A Unesc tem investido de forma significativa em recursos durante o ano para que coloque em prática a essência da Universidade, que é o ensino, a pesquisa e a extensão. E é durante a Semana de Ciência e Tecnologia que professores e acadêmicos divulgam seus trabalhos e podem socializar aquilo que fazem durante todo ano. É o evento ideal para que a comunidade conheça de perto o que é feito e o tamanho da Unesc, que tem uma dimensão que, somente quem a vive todos os dias, sabe o quão ela é importante para a comunidade”, afirma.

“A ciência e a tecnologia estão presentes na nossa vida. A ciência é a arte do conhecimento e a tecnologia é a aplicação deste conhecimento. Já a pesquisa é uma forma de expor como o conhecimento gera resultados e este conjunto está em tudo, nos celulares, nas roupas, medicamentos, prédios, pontes. A Unesc, como uma Universidade Comunitária, está pautada no ensino, pesquisa e extensão e nos cabe divulgar nossas ações”, salienta Montendo.

 Noventa atividades inclusas

Serão 90 atividades inclusas na Semana de Ciência e Tecnologia, não abrangendo somente a comunidade acadêmica, mas a comunidade em geral. Montedo observa que a cada ano aumenta o número de participantes. Nesta oitava edição são 884 inscritos nas mais diversas graduações. “Alguns são específicos, mas há um grande rol de atividades que ocorrem paralelamente. Esses trabalhos não tem uma validade, não são pontuais. Não são também só trabalhos de cunho específico ou tecnológico, mas de extensão e pesquisa que interagem com toda sociedade no sentido de desenvolver algo positivo a ela”, considera o pró-reitor.

As inscrições para algumas atividades específicas ainda estão abertas para participação. Mais informações no link http://www.unesc.net/portal/capa/index/666

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.