Notícias de Criciúma e Região

Conheça o novo sacerdote da Diocese de Criciúma

Ordenação presbiteral do padre, André Luiz Savio Girardi, aconteceu no último sábado,17

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Criciúma, acolheu a ordenação presbiteral do diácono André Luiz Savio Girardi. A Santa Missa realizada no último sábado, 17, foi presidida por Dom Jacinto Inacio Flach, Bispo da Diocese de Criciúma, e concelebrada pelos padres integrantes do clero, reunindo seminaristas, religiosos(as), leigos(as) e familiares do neo-sacerdote.

André foi o primeiro sacerdote ordenado na paróquia, que completou 47 anos em fevereiro. Agora padre, André assume como vigário na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Urussanga

Lema sacerdotal

Sob o lema sacerdotal “Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que eu te-amo” (Jo 21,17), o pedido de ordem do candidato foi feito pelo reitor do Seminário Teológico Bom Pastor, padre Antônio da Silva Miguel Júnior. Em seguida, Dom Jacinto iniciou a homilia saudando os sacerdotes presentes, seminaristas, religiosos, o candidato ao presbiterado e as pessoas que acompanhavam pelas redes sociais.

“O amor de Cristo para cada um de nós é algo extraordinário, Ele sabe de tudo e conta com cada um de nós”, disse o prelado. O Bispo também enalteceu o chamado e o ‘sim’ generoso do novo padre integrante do clero da Diocese de Criciúma. “Você está respondendo ao chamado que Cristo tem para a tua vida, entregando a vida assim como Ele fez por cada um de nós, uma resposta que daremos todos os dias, testemunhando esse amor e servindo aos irmãos e irmãs”, disse.

Depois da homilia, deu-se continuidade ao rito quando o diácono recebeu a imposição das mãos de Dom Jacinto. Agora padre, André foi revestido da estola sacerdotal e da casula, sinais do serviço. De joelhos, o presbítero teve as mãos ungidas com o óleo do Crisma e enlaçadas pelo bispo, as mesmas foram desamarradas por sua mãe, que juntamente com o esposo recebeu a primeira bênção. Em seguida, o sacerdote recebeu o cálice e a patena, que serão utilizados para oferecer, consagrar e comungar.

Fruto das orações

Em sua manifestação após a ordenação, Padre André agradeceu a Deus por tê-lo escolhido ao serviço da Igreja. “Agradeço a Deus, a Igreja, na pessoa do nosso bispo, meus familiares e a tantas orações, tenho certeza de que toda vocação é fruto das orações de muitas pessoas”. O presbítero lembrou ainda das paróquias por onde passou e agradeceu aos irmãos do clero por todo o apoio, em especial, ao padre Carlos Weck, seu antigo pároco na época de entrada no seminário. O momento foi encerrado com uma canção dedicada à Nossa Senhora e a bênção final.

Saiba mais sobre o novo sacerdote

Padre André nasceu em Criciúma, em 1991. Filho de Luiz Girardi e Rosane Maria Sávio Girardi, é irmão de Renata, Natália e Letícia. Sua iniciação cristã se deu nas comunidades Santa Luzia e São Sebastião, pertencentes à Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

Em 2014, ingressou no Seminário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza. De 2015 até o ano de 2019, estudou filosofia no Seminário Filosófico de Santa Catarina, em Brusque. No ano seguinte, iniciou os estudos em Teologia, no Seminário Teológico Bom Pastor, em Florianópolis, onde permaneceu até 2023.

Sua experiência pastoral, durante a etapa formativa, reúne passagens pelas paróquias: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e São Francisco de Assis, ambas instaladas na cidade de Blumenau.

O novo sacerdote também esteve na Paróquia São João Batista (Itajaí), no Santuário Nossa Senhora da Conceição (Florianópolis), Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens (Araranguá) e Paróquia Natividade de Nossa Senhora (Cocal do Sul). 

 

Você também pode gostar