Nos dias 12 e 13 de agosto, o Sul em Trilhas saiu de Tubarão para conhecer os melhores lugares de Ponta Grossa, no Paraná. Você já escutou falar sobre o Buraco do Padre? Cachoeira da Mariquinha e Parque da Vila Velha?
Ponta Grossa é a principal cidade da região dos Campos Gerais do Paraná, que se destaca no turismo pelas inúmeras atrações naturais no interior do município.
A cidade de Ponta Grossa, Paraná, situa-se em cima de uma colina, onde seus prédios se destacam no horizonte. Sua parte turística fica nos arredores, principalmente a Leste da cidade onde estão as principais atrações naturais.
O nome Ponta Grossa, que soa um pouco curioso surgiu de uma grande colina coberta por um capão de mato, que podia ser vista de longa distância pelos viajantes, que os tropeiros chamavam de capão da ponta grossa.
Ao sair de Tubarão chegamos ao Buraco do Padre cerca de uma hora da tarde, bem quando a chuva deu uma trégua para aproveitamos nosso passeio.
O Parque de Natureza Buraco do Padre é uma propriedade privada, inserida dentro de uma Unidade de Conservação de Proteção Integral: O Parque Nacional dos Campos Gerais, localizado apenas a 120 km do Centro de Curitiba, em Ponta Grossa, o Buraco do Padre é um dos mais impressionantes monumentos naturais do mundo: uma cachoeira com cerca de 30 metros de altura que deságua em um anfiteatro rochoso (furna) e forma um pequeno lago de fundo arenoso.
O acesso ao interior da furna é um diferencial do parque: uma trilha fácil e bem sinalizada de apenas 880m, com passarelas de madeira que garantem o acesso dos visitantes de todas as idades e capacidades motoras. Além disso, também é possível observar o Buraco do Padre pelos mirantes, no alto da Trilha do Favo, e conhecer o Poço Encantado e a Toca do Morcego (dificuldade moderada), tudo isso já incluso no seu ingresso de Entrada individual no Parque.
O nome Buraco do Padre tem origem no tropeirismo (séx. XVIII), época em que os Padres Jesuítas frequentavam o local em busca de paz e refúgio para os seus atos de religiosidade e assim é conhecido até hoje.
Depois desse passeio fomos direto para nosso camping/chalé que fica na Cachoeira da Mariquinha, para dar início a nossa janta e luau.
No outro dia acordamos às 07h para fazer a visitação da Cachoeira da Mariquinha.
A Cachoeira da Mariquinha é uma queda d’água com aproximadamente 30 metros de altura e possui um banco de areia ao seu redor, ideal para as crianças. No percurso de acesso, a trilha é ladeada por formações de arenito e capões de mata nativa.
Considerada por muitos visitantes como uma das mais belas cachoeiras da região, a Cachoeira da Mariquinha está localizada dentro de uma de uma propriedade particular (a cerca de 35 km de Ponta Grossa e 100 km da cidade de Curitiba/PR) e integra a Unidade de Conservação do Parque Nacional dos Campos Gerais, no distrito de Itaiacoca, na cidade de Ponta Grossa, Paraná.
Ainda na manhã visitamos o Parque da Vila Velha, que é o primeiro Parque Estadual criado no Paraná, em 1953, pela Lei Estadual nº1.292. Alguns anos depois, em 1966, fomos tombados pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Paraná. Hoje, somos uma concessão do Governo do Estado do Paraná, por meio do Instituto Água e Terra, à Soul Vila Velha, uma empresa da Soul Parques, é o lugar perfeito para quem gosta da natureza, pois oferecemos experiências únicas de lazer. Você encontra uma infraestrutura turística moderna e sustentável, com as melhores atrações de aventura e de contemplação da natureza, que oferecem diferentes experiências de diversão e aprendizagem aos visitantes de todas as idades.
O único Parque do Brasil onde o visitante pode caminhar pelas trilhas dos Arenitos, formações rochosas milenares, ao mesmo tempo que se aventura nas Furnas, grandes cavernas verticais com rica vegetação em seus paredões e lagos azulados em suas bases, e contempla a Lagoa Dourada, com vida aquática protegida por suas águas cristalinas, que refletem a luz do sol, oferecendo um espetáculo magnífico aos seus visitantes.
E após essa visitação, voltamos para nossa cidade.
Essa nossa trilha foi cheia de belas imagens e histórias? Você gostou?
Também pode-se encontrar mais informações no Instagram do Sul em Trilhas com em contato com nossa condutora Jú: 48 9961-5061.
Convidamos para entrar no nosso grupo de trilhas: https://chat.whatsapp.com/IEdcL2bAzjTJsOTS51c2Nq
Venha conhecer as maravilhas da nossa região e fazer o sul em trilhas com a gente!