Conheça jovem triatleta, morador de Cocal do Sul, que desafiou a si mesmo na Uphill

Gabriel da Silva Eufrásio, de apenas 18 anos, participou da competição e conquistou dois troféus

É correndo de quilômetro em quilômetro que o jovem Gabriel da Silva Eufrásio, de 18 anos, vai em busca do seu sonho de viver do esporte e poder ajudar a família. Mas ele quer mais. “Quando eu estiver no auge, eu quero ajudar aquelas pessoas que não têm condições, pois eu passei por isso”, diz. Ele é triatleta, morador de Cocal do Sul atualmente, e a modalidade que mais ama é correr.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

No último fim de semana, Gabriel participou do Uphill Marathon, competição de corrida que aconteceu na Serra do Rio do Ratro, totalizando 82 quilômetros. No sábado, participou do Uphill Challenge, percorrendo 25km, além de provas onde correu cinco e dez quilômetros em Lauro Müller.

Já no domingo, foi ainda mais desafiador – 42km lhe esperavam durante a manhã, saindo de Treviso com chegada no mirante da Serra do Rio do Rastro. E depois de tanto esforço e dedicação, mesmo pensando que não haviam mais forças, eis que surge o resultado – dois troféus. Gabriel se classificou em 1º lugar no Uphill Challenge (25km) – categoria 18 a 24 anos e 1º lugar no Uphill Marathon (42km) – categoria 18 a 24 anos. E na competição geral (82km), sua colocação foi o 4º lugar (Uphill Shogun).

“Só tenho a agradecer a Deus e a todos os meus apoiadores e agradeço também ao meu tio, Willian, que é quem me leva nas competições e me incentiva; também agradeço especialmente meu treinador, Santiago Mendonça, minha inspiração”, declara Gabriel. O triatleta foi o mais novo a entrar para história ao participar desta competição.

Em busca de patrocínio 

Gabriel mora com a mãe e devido às dificuldades, precisou vender a bike para ajudar nas contas de casa. Por isso, agora precisa de patrocínio para a aquisição de uma bicicleta Montain Bike, tamanho 19. Logo Gabriel participará de mais competições e precisará da bike treinar no interior, para disputar as provas de triathlon.

Atualmente, Gabriel não trabalha para se dedicar 100% ao esporte. No entanto, os valores das inscrições das competições de triathlon variam de R$ 350 a R$ 3,8 mil. “Quero dedicar a minha vida ao esporte, para poder ajudar a minha mãe”, ressalta.

Ao todo, Gabriel já participou de 80 competições e iniciou cedo, com 14 anos de idade. “Corri pela primeira vez na Uphill com 15 anos, nunca tinha corrido na vida, nem sabia o que tinha que fazer, não tinha nem tênis de corrida e foi nessa prova que descobri a paixão pela corrida”, explica.

Ele conta que em 2019 conversou com o organizador da competição, Bernardo Fonseca, e topou o desafio de participar da competição. “Na época eu tive que me emancipar para poder participar, pois ainda tinha 16 anos, sendo o mais novo a correr”, comenta.

O desafio da Uphill Marathon iniciou em 2019 e abriu muitas portas. E assim, Gabriel seguirá para sempre – de desafio em desafio, de corrida em corrida, vai seguindo em busca de seus sonhos.

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.