Conheça a trilha do Pico do Rinoceronte em Bom Jardim da Serra
Você já viu uma formação rochosa única conhecida como rinoceronte, localizada em um dos locais mais requisitados no inverno de Santa Catarina? O Pico do Rinoceronte é uma bela formação rochosa encontrada no interior de Bom Jardim da Serra, na Serra Catarinense. Com vistas incríveis da planície litorânea e um dos locais mais buscados principalmente para trilhas, já que pode aumentar a possibilidade de neve, deixando as paisagens únicas.
📲Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.
Com 1360 metros de altitude fica na divisa com o município de Siderópolis, onde se avista a Barragem do Rio São Bento, com diferença de altitude de mais de 1000 metros. O acesso pela fazenda dos Papagaios, no qual o proprietário vive e cobra R$ 25,00 para passar o dia na trilha, que pode ser feita em um bate-volta no mesmo dia, mas também é muito comum fazer um acampamento selvagem no mirante para voltar no outro dia – acampamento selvagem é quando não tem estruturas de camping (banheiro, chuveiros…).
Fique atento às orientações do proprietário sobre o local para acampar próximo ao pico, pois é uma região que venta muito e pode colocar sua vida em risco. Mesmo ponto que merece atenção, mesmo se não for acampar, porque o local é um precipício e uma queda pode ser fatal. Outra questão é quanto às fogueiras. A orientação é não fazer fogo, pois é um tipo de vegetação na qual o fogo pode se espalhar com facilidade.
Prepare-se para atravessar alguns rios e molhar os pés e sujá-los com bastante lama, a trilha não é difícil e nem há dificuldades técnicas, já que o seu perfil é plano com poucas falsas subidas bem distribuídas ao logo de seus 14 quilômetros.
A formação rochosa do Pico do Rinoceronte ganhou este nome por lembrar a silhueta da cabeça do animal, conforme o ângulo de observação, no qual fica na borda da Serra Geral. A parte superior composta por campos pertence ao município de Bom Jardim da Serra. Já da borda do penhasco para baixo pertence ao município de Siderópolis, onde a mata serrana é que domina a paisagem, que também é feita a trilha dos tropeiros por Siderópolis para chegar ao pico.
Uso do GPS e análisa da região é recomendado
Antes de qualquer trilha, sempre recomendo levar GPS e fazer uma boa análise da região com mapas, Google Earth, dicas de pessoas que já fizeram a trilha e sites, sendo que com mais informação na mata e da trilha planejada menor será o risco de acidentes e demais problemas.
Próximo ao Pico do Rinoceronte existe um local muito panorâmico, de onde é possível visualizar diversas cidades como Criciúma, Nova Veneza, Siderópolis, Içara, o mar, e à noite é possível visualizar o Farol de Santa Marta na direção leste, ainda se nota que a fronteira para o Rio Grande do Sul está em cerca de 6 km de distância no nosso local. Bom Jardim da Serra é a porta de entrada da Serra Catarinense, com paisagens naturais impressionantes. Possui três cânions gigantes, o mirante da Serra do Rio do Rastro, belas cachoeiras e paisagens de campos e araucárias.
A população de Bom Jardim da Serra é das mais variadas origens, das quais predominam os descendentes de portugueses, italianos e espanhóis que se dedicam ao cultivo da maçã e de batatas, e tem na pecuária uma grande força no comércio da região. É neste município que se localiza o mirante da serra do Rio do Rastro que oferece uma vista pelas planícies catarinenses e ao fundo pelo litoral do estado. Durante o inverno, há a possibilidade de neve na região.
O Sul em Trilhas está convocando os trilheiros e trilheiras para cumprir essa missão no domingo do dia 26/06. A inscrição está no link: https://forms.gle/Wj4UjcXTsqwZwNHZ6
Mais informações no Instagram do Sul em Trilhas em contato com nossa condutora Jú: (48) 9961-5061.
Venha conhecer as maravilhas da nossa região e fazer o Sul em trilhas com a gente!
Vídeo: