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Conheça a rotina do piloto criciumense André Gaidzinski na Porsche Cup

O atleta estará em circuitos internacionais na temporada 2024 do campeonato

De Criciúma para os circuitos do mundo: o piloto vice-campeão da Porsche Cup, André Gaidzinski, que levanta a bandeira de Santa Catarina no pódio, irá disputar a temporada 2024 da Porsche Cup que se inicia em junho, com corridas de endurance e dois circuitos internacionais no calendário de provas. Mas antes, como todo piloto, o criciumense precisa de um preparo para enfrentar as pistas e sair vitorioso de uma competição, com uma rotina de treino extensa, muito foco e concentração.


Carreira

Como qualquer apaixonado por  velocidade mirim, André começou no kart na década de 90, aos 17 anos de idade. Ayrton Senna teve influência em decisões no início de sua carreira: após seu acidente fatal em Imola, no dia 30 de abril de 1994, o criciumense abandonou o kart e se inscreveu na Formula Ford, onde Senna também já pilotou. Os pilotos da categoria usavam carros open-wheel ou “roda aberta” em tradução livre, como os da Formula 1.

 

Início de carreira de Gaidzinski, no kart, aos 17 anos. | Foto: Arquivo/ Divulgação

 

Os carros em que o criciumense iniciou sua carreira são de categorias, manejo e dinâmica diferentes dos de turismo: os formulas são projetados especificamente para competições diferente dos carros de turismo, que são veículos de produção modificados para corridas, como os carros da Porsche Cup, que são versões preparadas para as pistas do modelo Porsche 911 GT3 (991.2).

Gaidzinski pilotou pela primeira vez no campeonato onde disputa atualmente há sete anos. Hoje, o atleta coleciona 15 pódios e um vice-campeonato na categoria Enduro, conquistado em 2022.

Piloto levanta bandeira de Santa Catarina quando sobe no pódio. | Foto: Lucca Bassani

 

Guiado um Porsche GT3 Cup nas pistas

O piloto descreve o carro como “cheio de manias” e “tem sua própria personalidade”, comparando a diferença com os fórmula, que dá maior liberdade nas decisões durante a condução: “Com o Porsche GT3, no final da reta de Interlagos, se reduz as marchas de maneira espaçada – a velocidade cai de 260 km/h para 80 km/h, e tem que entrar na curva nessa velocidade mesmo, tem que ter paciência: tem um tempo que você deve não acelerar, nem frear.” explica.  Comparando com um carro de passeio convencional, o piloto explica: “Qualquer um pode dirigir o Porsche, tem direção hidráulica, paddle shift, a diferença é saber pilotar”, complementa.


Preparo para pilotagem

Guiar um carro de competições exige preparo físico rigoroso, e ficar alinhado com sua mente é tão importante quanto – a pressão de entregar um bom resultado para sua equipe e para você mesmo, além da pressão de outros competidores na pista são alguns dos desafios que um atleta do automobilismo enfrenta durante toda corrida. Por isso, Gaidzinski tem uma rotina de preparo antes de assumir a direção em cada corrida.

Um dos treinos que o piloto passa, é o chamado “trabalho extra pista”, com auxílio de um profissional da saúde mental: “Tenho uma psicóloga que faço terapia esportiva. Fazemos sessões voltadas para trabalhar a concentração, o foco, esquecer o que está lá fora quando chegar na pista, vários exercícios mentais para cada tipo de competição: treino classificatório de um jeito, corrida de outro, tudo isso é trabalhado para ficarmos 100% concentrados no fim de semana do evento”, explica.

Já na parte física do atleta, ele treina em uma academia, com exercícios específicos para cada parte do corpo, com o  “treinamento A” trabalhando as pernas, e “treinamento B”, para os braços.

Além investir no corpo e na mente, o criciumense também usa um simulator de pilotagem para treinar e aprimorar ainda mais seu comportamento na pista: “Simulador é algo fundamental, importantíssimo hoje em dia”, comenta, e ainda reforça: “não é como no videogame – é um aparelho para treinamento”.

O equipamento simula um cockpit completo com todo o sistema de volante e pedais, imagens de apoio de alta qualidade que reproduzem de forma realista uma pista. “Me sinto preparado para os desafios da Porsche Cup Brasil 2024 e motivado para correr a Endurance, uma corrida que exige bastante do corpo, da mente, da técnica, da estratégia e do espírito de equipe”, salienta André.

 

O Atleta automobilistico faz treinos em simuladores. | Foto: Divulgação

 

O que é a Porsche Cup? 

A Porsche Cup Brasil, ou Porsche Carrera Cup, é uma categoria de automobilismo que utiliza apenas modelos Porsche 911 GT3 nas competições. A categoria conta com classes diferentes: Carrera Cup, Carrera Sport, Carrera Rookie, Sprint Challenge, Sprint Challenge Sport, Sprint Challenge Rookie, Sprint Trophy Sport e Sprint Trophy.

Diferente das etapas tradicionais, as corridas Enduro da Porsche Cup, são uma competição multiclasse, onde os pilotos das categorias se juntam em um só evento.


Temporada 2024

As corridas de endurance, do francês “resistência”, são provas de longa duração que coloca em teste a capacidade física e mental do piloto durante a competição. O campeonato Porsche Cup, 2024 terá três eventos desta categoria: a estreia será no autódromo de Estoril, em Portugal no dia 22 de junho, com Argentina na sequência, e 300 quilômetros cada prova. A etapa final será no circuito de Interlagos, com 500 quilômetros de extensão. No total, serão 1100 quilometros de provas – uma distância equivalente a uma viagem entre Florianópolis e a cidade de São Paulo. Na ocasião, volante será dividido com o piloto profissional Wagner Pontes.

Esquema de cores do carro da temporada 2024. | Foto: Divulgação

 

O atleta colocará em prova sua rotina de treino nas corridas de resistência: “Estamos bastante otimistas com estas novidades e selecionando o nosso parceiro das corridas de longa duração. Em 2022 conquistamos o vice-campeonato na Endurance e vamos buscar a liderança nesta temporada”, vibra, Gaidzinski.

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