A Pedra do Frade é um monumento em Laguna que deveria ser muito mais valorizado e conhecido. Ela é incrível e inexplicável, mais um presente que a natureza nos deu. A pedra fica em Laguna, nos costões entre a Praia do Gi e a Praia do Sol. É possível ir de carro e caminhar uns cinco minutos para chegar na pedra, mas cuidado: na região sempre tem alguns veículos atolados. O ideal é deixar o veículo na praia mesmo e ir caminhando.
Instigante e curiosa, a Pedra do Frade aguça a imaginação dos visitantes quando se deparam com a pedra monumental inclinada sobre uma rocha à beira-mar. Localizada na extremidade do Morro do Gi, a pedra, que recebeu esse nome pela semelhança com um padre franciscano, equilibra suas 30 toneladas e desafia a lei da gravidade. Medindo 9 metros de altura e 5 metros de diâmetro, o menir, palavra que vem do bretão e que significa “pedra longa”, é ainda mais intrigante ao suportar uma rocha triangular sobre o topo, dando a impressão de ser uma tampa.
Para os nativos da região, a pedra foi colocada estrategicamente pelos índios pré-históricos que habitavam o local há três mil anos. Para a arqueologia, a Pedra do Frade foi obra da natureza, pois seriam pedras que rolaram de uma colina e que por acaso uma ficou em cima da outra e que com o passar dos anos foram talhadas pela erosão e ação dos ventos.
Mas a lenda que mais convence os nativos e turistas é que foram os fenícios, que vindos do Oriente, puseram-na ali para servir de marco, por volta do segundo milênio antes de Cristo. Outra hipótese com grande quantidade de adeptos é a de que o monólito esconde um tesouro, depositado ali pelos jesuítas que chegaram no século 17 para converter os índios.
Agora convido você a visitar essa linda pedra e a decifrá-la!
Gostou dessa história e desse lugar? Também pode-se encontrar mais dicas e informações no Instagram do Sul em Trilhas com em contato com nossa condutora Jú, convidamos para entrar no nosso grupo de trilhas, clicando aqui.
Venha conhecer as maravilhas da nossa região e fazer o sul em trilhas com a gente!
Referências: site da Prefeitura de Laguna.