Conheça a nova forma de se comunicar do Bairro da Juventude
A instituição apresentou um projeto focado na reestruturação das áreas de atuação e no autoconhecimento.
O Bairro da Juventude apresentou nesta quarta-feira, 26, a sua nova forma de se comunicar. Depois de um longo processo de imersão, unindo diversos profissionais, o resultado foi um conjunto de ações de comunicação que tem o objetivo de ampliar o entendimento das pessoas em relação à Instituição e seus potenciais. Uma dessas ações foi um ajuste técnico no logo e uma nova narrativa visual que ajuda a mostrar para o público que a entidade é um grande movimento de mobilização que atua em três grandes áreas: Educação Integral, Assistência Social e Saúde e a Inovação, Criatividade e Sustentabilidade.
Na oportunidade, a Organização fez o lançamento do movimento “Somos a Transformação Real”, mostrando que o Bairro é realidade, é uma organização social com números expressivos que marca a história de seus 75 anos. “Quando me perguntavam se eu conhecia o Bairro eu dizia que sim, mas só quando iniciamos a imersão vimos tudo que a instituição oferece e o quanto é grandiosa. Estamos trazendo toda essa essência para a nova forma de comunicar o Bairro. O nosso trabalho foi olhar para essa marca, respeitosamente, e entender como podíamos agregar”, revelou Danielle Zabotti, consultora e especialista da Mattiz Plataforma, empresa responsável por articular o projeto de comunicação estratégica da Instituição.
O movimento apresentado é o resultado da união de times especialistas em cada área, que se uniram para entender quais eram as demandas necessárias para que as pessoas entendessem as dimensões do Bairro da Juventude. “Percebemos que fora do Bairro da Juventude as pessoas não conseguiam assimilar tudo aquilo que é feito pela entidade. O que gerava ruídos de comunicação”, completou o diretor Criativo da Mattiz Plataforma, Pedro Mattos.
A direção e os coordenadores também mostrarama nova forma de comunicação para os mais de 250 colaboradores ontem, 25. “O logo do Bairro foi criado na década de 90 e se tornou uma grande referência na cidade. A mão que consta no logo remete acolhida, afago e condução. Mantivemos o símbolo e atualizamos a tipografia. Nossos pilares também precisam ser reconhecidos e evidenciados, precisamos cada vez mais comunicar que o Bairro não é uma escola, é uma Instituição que promove a garantia dos direitos das crianças, adolescentes e jovens por meio da educação integral, assistência social e saúde e inovação, criatividade e sustentabilidade”, pontuou a diretora-executiva do Bairro, Sílvia Regina Luciano Zanette.
Ações em comemoração aos 75 anos
A entidade completa 75 anos apenas no dia 1º de setembro, mas já lançou o movimento “Somos a Transformação Real”, que celebra o aniversário da entidade e esse novo momento em que a Organização vive. As comemorações foram iniciadas na última semana com uma Sessão Especial da Câmara de Vereadores de Criciúma na sede da entidade. A apresentação da nova forma de comunicar para os colaboradores e para a imprensa também fez parte do calendário do Bairro. No dia 20 de outubro, dentro do evento gastronômico Carnes Brancas, a instituição faz o lançamento do livro “Novos Talentos” de Nilson Olivo, contendo receitas dos jovens do curso de Cozinheiro Industrial. Ainda em outubro, será promovido um evento de investimento social privado na sede do Bairro.
Para os próximos meses também está previsto o lançamento de um vídeo em comemoração aos 75 anos e uma ação especial com todas as famílias da instituição. Em setembro, a entidade faz a entrega do Prêmio Ana Zugno de Práticas Transformadoras, que reconhece os profissionais que executam projetos inspiradores dentro da entidade. Ainda seguem em tratativas uma Sessão na Assembleia Legislativa e ação com o Criciúma Esporte Clube.
Para 2025, o Bairro também lançará o projeto “Bairro nos bairros” levando para os territórios da cidade toda a cultura, o esporte e tudo que é realizado dentro da instituição.