Confira os detalhes da Nova Lei do Impedimento, resultados serão apresentados a IFAB
O futebol é a principal modalidade esportiva do mundo, sempre resultando em debates e diversas opiniões. E um dos temas que mais resultam em discussões é a regra do impedimento, mas Arsène Wenger, ex-técnico do Arsenal, quer mudar o seu funcionamento.
Portanto, a novidade pode influenciar as apostas esportivas e gerar muita expectativa na torcida. A ideia do ex-treinador é que agora só seja declarado impedimento quando o atacante estivar totalmente a frente do zagueiro. Portanto, se estiver ao menos uma parte do corpo na mesma linha, a condição será legal.
A sugestão de Wenger, que trabalha como chefe de desenvolvimento global de futebol na FIFA, foi apresentada em setembro de 2023 e visa favorecer o ataque. Segundo informações do jornal inglês “The Times”, agora será apresentada à International Football Associaton Board (IFAB), a entidade que regula as regras do futebol mundial.
Se for aprovada, a mudança pode começar como um teste e, se for positivo, mudar totalmente em todo o mundo. Um exemplo foram as substituições, que mudaram recentemente de três para cinco.
Impedimento: regra atual e a mudança
Atualmente, a regra do impedimento diz que se o atacante estiver à frente do penúltimo jogador adversário (incluindo o goleiro), desde que no campo de ataque, ele está impedido. Dessa forma, com exceção dos braços e mãos, qualquer parte do corpo que estiver na frente é decretado lance ilegal e reposição para a defesa.
Essa regra é uma das que causam as maiores discussões no futebol, já que muitas vezes existe o cenário de mesma linha, já que é necessário traçar uma linha no atacante e outra no defensor.
Com o VAR, os debates não diminuíram, já que muitas vezes o ângulo da imagem pode dar uma vantagem mínima ou não, o que pode ser o diferencial para anular ou validar o lance. O VAR causou muita polêmica, mas hoje é usado na maioria das competições, tanto da FIFA, UEFA e outras entidades.
Com a sugestão de Arsène Wenger não existiria duas linhas, já que é necessário apenas uma, evitando a chamada “mesma linha”. Chamada de “regra da luz do dia”, ela foi testada em divisões inferiores da Suécia, Itália e Holanda e, segundo o “The Times”, o ex-treinador teve resultados positivos nos últimos meses.
Ainda não há indícios e nem prazos para uma resposta do IFAB, mas como os testes foram positivos, a tendência é que ao menos escutem a proposta.
Jornalistas falam sobre possível mudança
A sugestão de Arsène Wenger está dando o que falar. No YouTube, o “De Primeira”, programa do UOL Esporte, falou sobre a possível mudança, com o jornalista PVC e o ex-árbitro Renato Marsiglia.
Para Marsiglia, que hoje é professor da FGV, essa mudança iria validar 99% dos gols anulados atualmente por impedimento. Segundo ele, fica mais fácil de resolver por não ter que traçar duas linhas.
Já para o jornalista, seguirá trazendo um problema, já que será necessária uma “lupa” para observar se alguma parte do corpo encostou ou não na reta do adversário. Com isso, segundo ele, as discussões não irão mudar.
Com a nova regra ou não, todos ficam de olho na modalidade, principalmente os apostadores. E para fazer palpites no futebol, escolha operadores confiáveis, como a Superbet, crie a sua conta e pronto, é só se divertir, mas sempre com moderação e responsabilidade.