Notícias de Criciúma e Região

Confira dicas para aproveitar o verão com mais saúde

Algumas práticas podem garantir que o corpo permaneça saudável mesmo com as altas temperaturas

Os últimos dias têm sido marcados pelas altas temperaturas na Região Sul de Santa Catarina. Nesse domingo, dia 16, os termômetros registraram 40,2°C em Criciúma e 38,6°C em Içara. Com isso, é preciso muito cuidado com a saúde e ficar atento para desfrutar a estação mais quente de maneira saudável. 

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Pensando nisso, o médico Luiz Carlos Custódio Fontana separou algumas práticas para garantir que o corpo permaneça saudável.

Confira as dicas a seguir!

Realizar exercícios  

Não é proibido realizar exercícios com as altas temperaturas, só necessita de alguns cuidados. Durante a atividade física a nossa temperatura corporal aumenta e em dias muito quentes corremos o risco da temperatura corporal aumentar demais. O suor é uma maneira de tentar equilibrar este aumento da temperatura e com o suor temos a perda de líquidos e sais minerais. Para cada 1% de desidratação do corpo, existe um decréscimo de 5% do desempenho.

Riscos ao se exercitar no calor

Quem se exercita em um dia de calor intenso e não se hidrata corre o risco de passar mal durante a atividade. Dor de cabeça, tonturas, náuseas são os sintomas mais frequentes. Quem passa mal durante o exercício nessas condições é necessário parar a atividade imediatamente. Vá para a sombra, se deite e se hidrate devagar.

Hidratação 

Em dias muito quentes é recomendado se hidratar bem antes, durante e após a atividade física. Água, isotônicos, água de coco e chás (não diuréticos) são as bebidas que podem ser usadas para a hidratação. Comer frutas como melão e melancia também ajuda, pois possuem alto teor de água.  

Horários

O melhor horário para realizar exercícios e fazer alguma atividade ao ar livre é antes das 10 horas e após as 17 horas. Além de ser menos quente, também evita-se os horários na qual a irradiação solar é mais intensa, podendo também causar prejuízos na pele (queimaduras e câncer de pele).

Você também pode gostar