Conferência internacional de geoparques une turismo e negócios no Sul
Com apoio do Sebrae/SC, produtos regionais foram reconhecidos como exemplo global de qualidade
Chegou ao fim, nesse sábado (9), a 7ª Conferência da Rede de Geoparques da América Latina e do Caribe (Red GeoLaC), que iniciou na última quarta-feira (6), em Torres (RS). O encontro contou com o apoio do Sebrae/SC, que destacou seu trabalho em turismo sustentável e economia criativa, fortalecendo pequenos negócios no Geoparque Mundial Caminhos dos Cânions do Sul.
Com forte presença na região, o Sebrae/SC aproveitou a ocasião para destacar sua parceria com o Geoparque Cânions do Sul, que impulsiona a economia local. O gerente regional sul, João Alexandre Guze, destacou o papel da entidade na Georrota, projeto que visa transformar o geoparque em um polo de desenvolvimento regional, atraindo turistas e criando oportunidades para micro e pequenas empresas.
“Na Georrota podemos utilizar todos os critérios que a Unesco determina para classificar um território como geoparque e transformar isso num projeto que gera oportunidade para os pequenos negócios. Por meio do resgate, do artesanato, da história, fazemos com que isso seja um atrativo turístico e que desenvolva as regiões e as comunidades que estão inseridas nesse território”, frisou Guze.
Sétima Conferência da Rede de Geoparques
A 7ª Conferência reuniu especialistas e gestores de geoparques de toda a região para discutir o papel do empreendedorismo e da preservação na valorização desses territórios. Com apoio do Sebrae/SC, a feira reuniu palestras, painéis temáticos, minicursos, mostra de trabalhos científicos e tours pela região da divisa catarinense e gaúcha.
Além do Sebrae/SC, a comissão organizadora do evento é formada por representantes do Geoparque e Ulbra Torres. A iniciativa conta também com o apoio da Embratur e das Secretarias Estaduais de Turismo do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Produtos de referência mundial
O artesanato regional foi destacado por representantes da Unesco, assim como por convidados da Grécia, França e Portugal, como um exemplo de identidade cultural autêntica e referência mundial. “Isso deixou todos muito satisfeitos, pois foram elogios vindos de profissionais de grande renome. Eles enfatizaram como os nossos produtos são um exemplo global de qualidade”, enfatizou a gestora de projetos de turismo do Sebrae/SC, Juliana Ghizzo.
Durante a conferência, o Sebrae/SC também lançou um catálogo especial que reúne o trabalho de dez artesãos da região. O grupo possui mais de 40 profissionais capacitados pela instituição. Com foco na economia criativa, o Sebrae/SC orienta esses artesãos para aprimorar a qualidade de seus produtos e fortalecer sua presença no mercado, conectando-os com visitantes e turistas.
Caminhos dos Cânions do Sul
Com uma área de 2.830 quilômetros quadrados, o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul abrange sete municípios entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Fazem parte dele Torres, Cambará do Sul e Mampituba (RS), Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande (SC).
O território destaca-se por seu conjunto de cânions – o maior da América Latina – além de possuir um patrimônio cultural valioso, ligado às culturas indígenas, quilombolas, dos imigrantes europeus e à história do tropeirismo.