Conecte-se com seu público fazendo as escolhas certas na hora de vestir-se
Escolha se conectar com seu público logo no primeiro momento, desde a primeira interação. A resposta ao que vemos é imediata, nosso cérebro tira uma fotografia e esta reverbera e desencadeia sentimentos e emoções. Não é algo que podemos controlar, é uma resposta instintiva. Porém, nossas escolhas, estas sim são perfeitamente controláveis.
Todas as nossas escolhas produzem efeitos, mesmo quando não pensamos ao fazê-las ou “deixamos acontecer”, mesmo aí fazemos sim uma escolha (neste caso, o resultado pode não ser o pretendido).
Na política, a simples escolha de uma roupa e/ou comportamento se propaga e atinge uma gama de pessoas e, estas mesmas pessoas, irão reagir ao que é visto. Por isto, precisa ser uma escolha inteligente para aproveitar ao máximo esta possibilidade de comunicação.
A um político é fundamental a percepção de que ele deve usar sua forma de vestir para mostrar quem é; para aprofundar a relação que ele busca ter com seus eleitores e simpatizantes.
Todas as escolhas impactam.
A roupa revela tendências comportamentais. Revela influências, personalidade, características pessoais.
Nosso jeito de vestir é um poderoso instrumento para comunicar quem somos e aonde queremos chegar. A roupa posiciona. Ela ajuda a estabelecer relações.
A meta de um político deve ser a de se tornar um referencial, aquele alguém que merece ser acompanhado. O alguém a ser lembrado.
Deixar claras características de personalidade através da forma como decide se vestir é usar de estratégia para reforçar seu posicionamento.
Não podemos controlar como a imagem é vista pelo outro, mas podemos fazer melhores escolhas e, assim, gerenciar positivamente estas reações.
Aline Savi é advogada, consultora de imagem, especialista em etiqueta e pós-graduada em marketing político e comunicação eleitoral. Nesta coluna semanal fala sobre imagem e comunicação política.