Concurso de hortas movimenta alunos de escolas municipais de Criciúma

Vinte e duas escolas de Criciúma estão participando do primeiro Concurso de Horta Escolar da Rede Municipal de Criciúma. ‘Horta escolar natural, sustentável e saudável’, é o tema da primeira edição do concurso desenvolvido pela Prefeitura de Criciúma, através da Secretaria de Educação e pelo Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE).

As inscrições iniciaram no mês de julho. Agora, estão sendo realizadas as avaliações das hortas criadas pelos alunos. Os vencedores serão divulgados no dia 7 de novembro.

A prova é ordenada em três categorias: turmas da Educação Infantil, do 1º ao 5º ano, e do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. As classes vencedoras em suas categorias serão gratificadas com uma viagem de estudos para um horto florestal da região. Os professores responsáveis receberão uma cesta de produtos da agricultura familiar e as escolas vencedoras, kits de jardinagem e horta.

“O objetivo é conscientizar as escolas, alunos e a comunidade escolar, da importância e do incentivo das boas práticas e da alimentação saudável, como o consumo de legumes e verduras”, explicou a secretária de Educação, Roseli de Lucca.

Segundo a gerente da Gerência de Agricultura e Agronegócio, Maristela Borgert Bresciani, a redução do consumo de agrotóxicos e o consumo de alimentos produzidos em cadeias curtas são alguns dos focos da campanha. “É muito importante mostrar para as crianças que se elas tiverem a horta na escola, consumirão o alimento de verdade, rico e saudável. E, principalmente, que elas podem levar a ideia para dentro de casa”, reforçou a gerente.

 

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.