A credibilidade se consolida através da repetição. Repetição nas palavras, na reafirmação de posicionamentos, na defesa de bandeiras e causas e, também, na forma de vestir.
Não se desperta a sensação de credibilidade quando se é volúvel, quando a cada dia se está de um jeito. É indispensável manifestar simetria e coerência.
A reafirmação, por meio da comunicação de imagem, também vem através da repetição. Estar, a cada dia, com um estilo diferente leva à confusão, as pessoas não conseguem entender quem é você afinal.
Porém, não quer dizer estar sempre igual, como se vestisse um uniforme, mas encontrar coerência na narrativa de imagem. Oscilações bruscas não demonstram credibilidade. É fundamental encontrar um estilo pessoal que traduza identidade e seguir a partir disto.
A comunicação visual precisa ser consistente, deve refletir personalidade e confirmar as intenções daquele momento. O que é visto fica gravado na memória, mais, até, do que as próprias palavras.
O cérebro consegue processar imagens cerca de 60 mil vezes mais rápido do que textos. Portanto, encarar a comunicação da imagem pessoal como uma ferramenta de aproximação de seu público, amplia o diálogo e pode garantir um lembrete positivo na memória.
É imprescindível agir com naturalidade, com autenticidade, usando roupas que lhe ofereçam confiança. A simetria entre comportamento, discurso e imagem é o que garante a credibilidade. As ações devem ser reforçadas através da imagem.
Clareza visual é indispensável. Uma imagem pessoal caótica, com excesso de informação, conduz à duvida e a questionamentos.
Determinar a intenção permite maior apuro na escolha da roupa, para que ela venha a se tornar um instrumento eficaz na comunicação. Às vezes, pequenos ajustes (a cor ideal, caimento correto, a numeração certa p.ex.) já irão conduzir à mensagens mais poderosas e endereçadas de modo mais objetivo.
Por fim, uma imagem pessoal que comunica com precisão é uma aliada indispensável e poderosa quando o assunto é marca pessoal na política.
Aline Savi é advogada, consultora de imagem, especialista em imagem pública, personal stylist, consultora de etiqueta e pós-graduada em marketing político e comunicação eleitoral. Nesta coluna semanal fala sobre imagem e comunicação política.
O conteúdo desta postagem é uma opinião pessoal e inteiramente de responsabilidade de seu autor, que por ser colunista, não necessariamente reflete a opinião de nosso veículo de imprensa.