Notícias de Criciúma e Região

Competição nacional de skate em Criciúma valerá pontos para Olimpíada

Seguindo os protocolos sanitários, evento será realizado de 21 a 24 de janeiro, no Parque Altair Guidi

O skatepark do Parque Municipal Altair Guidi, o mais novo e um dos mais modernos do Brasil, receberá os principais nomes do skate brasileiro e mundial, nas modalidades olímpicas: Street e Park. Seguindo um rígido protocolo de segurança sanitária, os atletas disputarão o STU National, entre os dias 21 a 24 de janeiro.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

A competição é responsável por abrir o calendário e o Ranking Brasileiro de skate no ano de preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2021. Chancelado pela Confederação Brasileira de Skate (CBSk), entidade máxima do esporte no Brasil, e pela World Skate (WS), entidade máxima do skate a nível mundial, o STU National será também válido para o ranqueamento dos skatistas brasileiros na segunda janela de pontuação da corrida olímpica. O evento contará com transmissão ao vivo para todo o Brasil na TV Globo, no programa dominical Esporte Espetacular, e também do SporTV.

Presença de atletas brasileiros reconhecidos mundialmente

Atletas brasileiros reconhecidos mundialmente como Pedro Barros, Murilo Peres, Luiz Francisco, Dora Varela, Yndiara Asp, Felipe Gustavo e Rayssa Leal, a “fadinha”, ocupam as primeiras posições do ranking mundial e estão confirmados na competição.

“É muito gratificante para a CBSk começar o ano com o retorno do Circuito Brasileiro, ainda mais valendo pontos para a corrida olímpica. Santa Catarina é um dos grandes centros do skate nacional e Criciúma tem um dos melhores complexos de skate do Brasil. É a certeza de um evento de altíssimo nível e extremamente importante nessa preparação para a estreia do skateboard nos Jogos Olímpicos”, ressalta Eduardo Musa, presidente da CBSk.

Protocolo STU Covid Free

Para a realização do evento, será utilizado o Protocolo STU Covid Free, desenvolvido pelo Dr. Carlos Wahle, coordenador médico da Plataforma STU, e que já foi aplicado com sucesso na etapa de São Paulo (dezembro/2020). O protocolo segue todas as diretrizes municipais, estaduais e da Organização Mundial da Saúde (OMS), frente ao combate da pandemia da Covid-19, e prevê a realização das competições no cenário de restrição máxima. Isto é, em uma área totalmente isolada, sem a presença de público espectador e somente com a participação dos skatistas competidores e o mínimo de staff necessário para a operação do evento.

Além disso, outras medidas preventivas são adotadas, como a testagem em massa de todos os integrantes do evento (competidores, staff etc), em um processo de triagem a ser realizado no primeiro dia de treinos; sanitização completa de todas as áreas de circulação de pessoas; aferição de temperatura em diferentes ambientes; uso de EPI’s obrigatórios por todos os profissionais; e o distanciamento mínimo obrigatório de todos os participantes.

Incremento na economia do município

A competição contribui não somente para a retomada do skate nacional e da preparação olímpica, mas também para a retomada das atividades econômicas no município de Criciúma, através da ocupação da rede hoteleira, setor de serviços, comércio em geral, dentre outros segmentos, seguindo os protocolos sanitários vigentes, como incremento econômico em um momento de dificuldades para muitas regiões do país. O evento, que nos últimos três anos foi realizado em Florianópolis, será realizado em Criciúma em função da nova estrutura de pistas inaugurada na cidade. Um dos complexos de skate mais modernos do país.

“Para o STU é muito gratificante abrir o ano já com uma competição de nível nacional e olímpico, reunindo os principais nomes do skate das duas modalidades. Ainda mais depois de um ano tão desafiador. O evento vai seguir todos os protocolos sanitários necessários, a fim de garantir uma competição segura para todos. Vale lembrar que em dezembro já iniciamos a aplicação do Protocolo STU Covid Free na etapa do STU de São Paulo e a competição aconteceu com sucesso”, comenta Eduardo Quintes, Gestor Executivo da Plataforma STU.

Você também pode gostar