Como vencer a ansiedade? Psicólogo dá dicas para combater o mal que afeta mais de 18 milhões de brasileiros
Segundo dados da OSM, no mundo todo, 350 milhões de pessoas sofrem com ansiedade; Brasil lidera o ranking
O número de pessoas diagnosticadas com ansiedade tem crescido no mundo todo. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), já são 350 milhões de pessoas sofrendo com isso. O Brasil lidera o ranking preocupante: por aqui já são 18,6 milhões de pessoas com o transtorno.
O psicólogo Ruy Búrigo tem se dedicado nos últimos anos a ajudar e a tratar pessoas que sofrem com ansiedade. Ele mesmo já enfrentou o problema. “Eu costumo dizer que todos nós nascemos com um óculos e uma lente limpinha pra ver o mundo. E a gente vai sujando essa lente com o passar do tempo. É isso que a ansiedade faz: ela vai sujando essas lentes e a gente passa a não ver mais a vida com clareza”, explica.
Para o profissional, apesar de trazer grande sofrimento, há saída para a ansiedade. “Ansiedade é um estado mental que a gente adquire como doença. Muitas vezes ela começa bem silenciosa, mas ela dá muitos sinais: preocupação excessiva, angústia sem motivo e até a perda de prazeres que a pessoa tinha, por exemplo”, destaca.
O psicólogo lembra ainda que é fundamental pedir ajuda. “É lógico que todos nós podemos ter dias ruins, e vamos ter. O que não pode é ter vários dias ruins. A ansiedade dá sinal. Então peça ajuda, não precisa ter vergonha. É uma questão prioritária de saúde”, alerta.
Confira no podcast abaixo o bate-papo completo do psicólogo com a jornalista Karol Carvalho no estúdio do Portal Litoral Sul.