Comitivas do sul e do vale do itajaí conhecem projetos da agricultura familiar içarense

O trabalho de excelência, realizado em prol da Agricultura Familiar içarense motivou a visita de três cidades à capital catarinense do mel. Comitivas de Lontras, Maracajá e Ituporanga, conheceram detalhes sobre os projetos desenvolvidos no município, com o objetivo de levar mais renda ao campo de suas cidades.

Na visita técnica, os visitantes conheceram detalhes sobre a implantação da feira fixa, ao lado da rodoviária, sobre o vale-feira para servidores e também sobre o recém-implantado Recicla-Içara. “Em Ituporanga não trabalhamos em forma de cooperativa e nem dispomos de um ponto fixo para feira. Percebemos que a união entre as instituições(prefeitura, Epagri e os agricultores) traz resultados surpreendentes que beneficiam toda a população”, enfatizou a engenheira agrônoma da Epagri de Ituporanga, Katiucia Micheli.

Os gestores, agricultores e engenheiros agrônomos foram recepcionados na Fundação do Meio do Meio Ambiente, pelas equipes da Coopafi, Secretaria de Agricultura, Epagri e Fundai. “Nós contamos a trajetória para a formação da cooperativa e também alguns detalhes técnicos e jurídicos para a formalização de convênios para comercialização dos produtos, que é hoje o maior gargalo encontrado pelos agricultores no Estado”, explicou o presidente da Coopafi, Jairo Manoel da Silva.

A equipe também esclareceu dúvidas sobre o Programa Recicla-Içara, que troca lixos recicláveis por vale-feiras.  “Não tínhamos informações sobre os documentos e tramites necessários para a formalização de convênios com cooperativas. Coletamos informações valiosas para aplicarmos na nossa região”, acrescentou Katiucia.

“É motivo de muita alegria e orgulho para nós recebermos a visita de outros municípios, pois mostra a qualidade e a competência com que é gerida a agricultura familiar em nossa cidade”, comemorou o prefeito Murialdo Canto Gastaldon, que recepcionou o grupo.

Este ano, Içara também já recebeu gestores de Urussanga, que também vieram conhecer os cases de sucesso da agricultura familiar içarense.

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.