Notícias de Criciúma e Região

Comércio ilegal de agrotóxicos: 3 pessoas são presas em operação

A Polícia Civil de Santa Catarina realizou uma operação em combate ao comércio ilegal de agrotóxicos que contém o herbicida “Paraquat”

Uma operação policial  da Polícia Civil de combate ao comércio ilegal de agrotóxico resultou na prisão em flagrante de três homens, nesta terça-feira, dia 5.  Além de apreensões de agrotóxicos, documentos e veículos. Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nos municípios de Joinville, Jaraguá do Sul , Itajaí e Navegantes.

📲 Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

A operação denominada “Paraquat” foi deflagrada pela Delegacia de Investigação de Crimes Ambientais e Crimes contra as Relações de Consumo (DCAC) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC/PCSC).

Segundo informações da Polícia Civil, os homens foram presos em Joinville, Jaraguá do Sul e Navegantes. Um deles pagou fiança e foi liberado. As três prisões foram em decorrência das investigações sobre o comércio ilegal de agrotóxicos no estado.

A operação teve o apoio de delegacias da DEIC/PCSC e da Divisão de Investigação Criminal (DIC/PCSC) de Jaraguá do Sul, além do apoio da Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de SC).

Uso do herbicida está associado a doenças graves

 Desde 2020, a comercialização e o uso do herbicida “Paraquat” em produtos agrotóxicos é proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O uso do paraquat já é proibido em mais de 30 países, inclusive na Suíça, país de origem da maior produtora desse herbicida no Brasil. Há várias pesquisas que mostram a relação direta entre o uso do agrotóxico e consequências na saúde, tais como a doença de Parkinson, fibrose pulmonar, danos genéticos e até casos de câncer.

Você também pode gostar