Combate a fogo que causou coluna de fumaça é paralisado no Rincão
O Corpo de Bombeiros emitou uma nota sobre o incêndio em vegetação que ocasinou uma coluna de fumaça sobre a Zona Norte em Balneário Rincão; entenda
O Corpo de Bombeiros emitiu uma nota sobre a grande coluna de fumaça que se formou e chamou a atenção em Balneário Rincão neste sábado, dia 1º. Desde a tarde, cinco bombeiros da unidade avançada do Município e de Içara combatem um fogo em vegetação de dunas entre o Rincão Norte e a Barra do Torneiro.
Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.
Devido a falta de visibilidade, porém, no início da noite o combate às chamas teve que ser paralisado pelo Corpo de Bombeiros. Caso o incêndio não se apague duranre a madrugada, os trabalhos devem reiniciar na manhã deste domingo, dia 2.
“Devido à falta de visibilidade, à irregularidade do terreno e à dificuldade de acesso aos focos, condições que traziam insegurança para os combatentes, foi decidido pela paralisação dos trabalhos por volta das 20:45, tendo em vista que a área sinistrada possui aceiros naturais capazes de limitar a queima na área que não possui edificações, apenas dunas e suas vegetações”, informa o comunicado dos Bombeiros.
Os aceiros são uma das técnicas de controle de incêndios florestais utilizadas pelos Bombeiros, que consistem na abertura de linhas dentro de vegetações de forma que não haja material combustível que permita a propagação do incêndio.
“No caso em questão, os aceiros existentes são duas vias de trânsito, a Barra do Torneiro e a própria faixa de areia da praia, entre os quais se verificou que o incêndio tem grande probabilidade de ficar contido”, explica o comunicado.
Bombeiros pedem paciência à população
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a fumaça se alastra pela zona norte do Balneário Rincão devido ao vento. As causas do incêndio ainda são desconhecidas. Porém a vegetação se econtra bastante seca devido a falta de chuvas, o que favorece a propagação do fogo com algum foco inicial como uma fogueiro ou limpeza de terreno com fogo.
“À população e aos turistas de Balneário Rincão, solicitamos paciência por hora com a fumaça que está sendo direcionada para a cidade pelo vento que sopra na direção Sul”, ressalta o comunicado dos Bombeiros.
Leia Mais:
Grande coluna de fumaça chama atenção em Balneário Rincão
Confira a nota completa:
Sobre a fumaça em Balneário Rincão
Trata-se de um incêndio em vegetação de dunas entre o Rincão Norte e a Barra do Torneiro.
O CBMSC foi empenhado para a ocorrência no meio da tarde deste 1° de janeiro de 2022, deslocando o caminhão de combate a incêndio do recém inaugurado posto avançado de Balneário Rincão (inaugurado em 30/12/21).
Entretanto, no fim da tarde, foi necessário o apoio do quartel de Içara, com mais um caminhão de combate a incêndio, devido à intensificação e mudança contínua da direção do vento, que dificultavam o combate.
Ao anoitecer, as equipes (5 bombeiros no total) ainda continuavam no combate ao incêndio, porém, devido à falta de visibilidade, à irregularidade do terreno e à dificuldade de acesso aos focos, condições que traziam insegurança para os combatentes, foi decidido pela paralisação dos trabalhos por volta das 20:45, tendo em vista que a área sinistrada possui aceiros naturais capazes de limitar a queima na área que não possui edificações, apenas dunas e suas vegetações.
Os aceiros são uma das técnicas de controle de incêndios florestais que consistem na abertura de linhas dentro de vegetações de forma que não haja material combustível que permita a propagação do incêndio.
No caso em questão, os aceiros existentes são duas vias de trânsito, a Barra do Torneiro e a própria faixa de areia da praia, entre os quais se verificou que o incêndio tem grande probabilidade de ficar contido (conforme imagem em anexo).
Ao amanhecer, caso o incêndio ainda persista, os trabalhos de combate devem ser retomados, uma vez que retornarão condições de visibilidade que garantam a segurança dos combatentes.
À população e aos turistas de Balneário Rincão, solicitamos paciência por hora com a fumaça que está sendo direcionada para a cidade pelo vento que sopra na direção Sul.
A causa do incêndio é desconhecida, porém, devido à falta de chuvas, a vegetação encontra-se bastante seca, o que favorece a propagação do incêndio após o contato com algum foco inicial, tal como uma fogueira ou limpeza de terreno com fogo que sai de controle.