Notícias de Criciúma e Região

Com exceção de Urussanga, municípios da Amrec solicitam compra da vacina Sputnik

Federação Catarinense de Municípios encaminha pedido de compra de vacinas

A Federação Catarinense de Municípios (Fecam) deu enorme passo visando a compra de vacinas pelos municípios catarinenses. Nesta quarta-feira, dia 10, em reunião com prefeitos e prefeitas, a Federação formalizou a intenção de compra de 4,1 milhões de doses da Sputinik V, que deverão beneficiar 265 municípios.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

O ponto de partida para essas negociações foi a entrega, pelos municípios, da Carta de Intenções (Letter of Intention – LOI), onde cada um deles indicou a quantidade de vacinas que deseja comprar. Até agora, 233 municípios entregaram a LOI e a Fecam espera até quinta-feira, dia 11, para receber as demais adesões.

Logo após a publicação da matéria, a Prefeitura de Urussanga, através da assessoria de imprensa da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), informou que amanhã de manhã, quinta-feira, dia 11, o município vai encaminhar a carta de Intenção para compra da vacina.

A Fecam não compra vacinas, ela gerencia o processo. Na sexta-feira, dia 12, a Federação encaminhará toda a documentação à empresa internacional que distribui o medicamento. Em seguida, a empresa terá 72 horas para aceitar formalmente a proposta comercial, incluindo valores e prazos. Uma vez aceito o pedido, a empresa entregará a vacina em 15 dias úteis. O pagamento acontecerá somente após a chegada e liberação da vacina em território brasileiro.

“Hoje é um dia histórico para Santa Catarina, somos a primeira Federação de Municípios do Brasil a protocolar compra de vacinas. Nós acreditamos que o papel da Fecam é representar cada prefeito e prefeita, que têm enfrentado dificuldades nesse enfrentamento da pandemia e estão vendo pessoas morrendo. Só temos uma forma de superar tudo isso: vacinar a nossa população”, afirmou o presidente da Fecam e prefeito de Araquari, Clenilton Pereira.

Do total de 295 municípios catarinenses, 265 demonstraram interesse e 233 já enviaram a documentação para formalizar a intenção de compra de vacinas.

Colaboração: Fecam

Você também pode gostar