Anúncio

Com baixo estoque, hospital busca por doadoras de leite materno

Mulheres que produzem leite numa quantidade além da necessidade de seu bebê podem colaborar com o Banco de Leite do Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC) de Criciúma. Com baixo estoque o serviço precisa de doadoras e a coleta é feita sem precisar sair de casa. “O leite humano pasteurizado é indicado para prematuros extremos a baixo de dois quilos com comorbidades. E estamos tentando implantar de forma global para todos os pacientes que recebem dieta”, explica aa nutricionista e coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH), Tamilis Borges.

Anúncio

Segundo ela, houve uma queda no número de doações devido a desistências de algumas mães e o baixo volume de produção das mesmas. “ Precisamos de um volume maior para manter o serviço 100%. O litro utilizado depende da quantidade de bebês internados, muitas vezes chegamos a usar três litros ao dia. Temos uma meta de 70 litros ao mês para manter os atendimentos na UTI e na Unidade de Cuidados Intermediários”, informa a nutricionista.

Para a mamãe que tiver interesse em ajudar, uma equipe do banco de leite, busca a doação em casa a cada 15 dias, além de oferecer todo o material a ser utilizado na coleta e orientar como devem ser feitos a ordenha e o armazenamento.

Como doar

A coleta é feita de forma manual ou com aparelho, como a mãe preferir, mas a nutricionista informa que não é fornecida a bomba extratora.

Quem pode doar

As doadoras aptas são aquelas que amamentam e ainda tem leite de sobra. “Devem ser saudáveis, não fumar, beber e não utilizar medicamento que possa interferir na amamentação”, explica.

Interessadas devem fazer um cadastro no Banco de Leite instalado dentro do Hospital Materno Infantil Santa Catarina, na rua Wenceslau Braz, 1015, bairro Operária Nova. Mais informações pelos telefones (48) 3445-8780, 9 3300 4083 (WhatsApp) ou via rede social @blh_hmisc.

 

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo. Inscreva-se agora!

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.