Com as baixas temperaturas, ação busca levar pessoas em situação de rua para o Centro Pop e Casa de Passagem

Uma operação conjunta na noite de ontem, 3 entre a Secretaria Municipal da Assistência Social e Habitação e a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Criciúma, abordou 25 moradores de rua que estavam em vários pontos do município. A ação teve como objetivo entregar cobertores e agasalhos e também orientá-los a irem à Casa de Passagem São José.

O ponto de partida foi a Praça Nereu Ramos, seguindo para os bairros Tereza Cristina, Paraíso, Santa Augusta, Santo Antônio, Boa Vista, Pinheirinho e São Francisco. O secretário municipal da Assistência Social e Habitação, Paulo Cesar Bitencourt, informou que nenhuma pessoa em situação de rua quis seguir para a Casa de Passagem.

“Entregamos cobertores e passamos algumas orientações, apenas duas pessoas mostraram interesse, mas logo desistiram. Durante a noite eles são mais receosos, mas depois eles acabam passando pela Casa de Passagem”, informou.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Criciúma, Dioni Borba, são realizadas de dez a 15 abordagens por noite. “Orientamos e tentamos incentivá-los para aceitarem o nosso pedido de ajuda”, disse ele.

Hoje são em torno de 100 pessoas vivendo em situação de rua em Criciúma, porém esse número pode mudar todos os dias. “Eles estão sempre em movimento, não temos como contabilizar exatamente, mas fixos em Criciúma temos em torno de 25”, calcula o secretário.

Locais oferecem apoio

No Centro Pop os moradores de rua podem passar o dia. No local, existe auxílio para a confecção de documentos, reencontrar parentes, reatar vínculos e são fornecidos lanches e kits de higiene. Já na Casa de Passagem, as pessoas em situação de rua podem ficar por até três meses. O espaço tem capacidade para atender 50 pessoas.

A ação teve o apoio da Cruz Vermelha, Casa de Passagem São José, Centro Pop, 9º Batalhão de Polícia Militar de Criciúma (BPM) e do Consultório na Rua, da Secretaria Municipal de Saúde.

 

 

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.