Notícias de Criciúma e Região

Com alto índice de acidentes de trabalho em altura, Maxipas promove curso preparatório

Em 2020, Criciúma registrou 1,5 mil acidentes

No Brasil, no ano de 2019 aproximadamente 40% dos acidentes de trabalho estão relacionados a quedas de funcionários em altura, de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

No período de 2012 a 2020 o Brasil teve 21.467 acidentes fatais, com uma taxa de mortalidade de seis óbitos a cada 100 mil vínculos de emprego no mercado de trabalho formal. Em 2020 o país registrou 446,9 mil acidentes de trabalho, em Santa Catarina foram 25,5 mil e no município de Criciúma 1,5 mil acidentes. As informações são dos indicadores atualizados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, elaborado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

No contexto dos países do G-20 e das Américas, o Brasil ocupa o segundo lugar em mortalidade no trabalho, atrás apenas do México, com oito óbitos a cada 100 mil vínculos de emprego. Algumas das menores taxas de mortalidade são registradas em países como o Japão (1,4 a cada 100 mil), Canadá (1,9 a cada 100 mil) e, entre os países da América do Sul, na Argentina (3,7 mortes a cada 100 mil trabalhadores).

Fazendo essa leitura e entendendo a necessidade relacionada a atividade de risco, como por exemplo os trabalhos em altura, a Maxipas de Criciúma promove os cursos de capacitação para trabalhos em altura nos diversos seguimentos econômicos. As aulas são desenvolvidas de acordo com a realidade de cada pessoa, com turmas reduzidas para garantir o aprendizado individual de cada aluno/trabalhador. “Entendemos que não devemos apenas capacitar o trabalhador. Mas também indicar e recomendar ao empreendedor quais e como devem ser realizados os trabalhos em altura de forma segura, prevendo as condições necessárias e indicando as melhores soluções existentes” ressalta o técnico de Segurança do Trabalho, Charles Machado.

Os acidentes podem e devem ser evitados com prevenção. “Quem investe na segurança e na saúde do trabalhador investe na longevidade do seu negócio”, reitera Machado.

Você também pode gostar