Notícias de Criciúma e Região

COLUNA POLÍTICA: simpósio sobre autismo e aposentadoria para fibromialgia

Simpósio Sul Catarinense sobre o Transtorno do Espectro Autista começa sexta-feira

Não basta apenas acompanhar, acolher e tratar os autistas da região. É preciso, ainda, conhecer o tema, discutir e estudar sempre! E é por isso que a Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Região Carbonífera (Ama-Rec) reuniu inúmeros parceiros para promover o I Simpósio Sul Catarinense sobre o Transtorno do Espectro Autista. O evento acontece nos dias 30 e 31 de agosto na Unesc. A intenção é que participem profissionais e acadêmicos das áreas de educação e de saúde e ainda a sociedade geral. Segundo a psicóloga da Ama, Susana Marcolino de Souza, o evento é promovido por varias mãos. “É uma conquista muito grande este simpósio. A realização de um desejo antigo e a oportunidade de ouvirmos muita gente que estuda e vive o autismo. Só temos a agradecer tantos parceiros que estão conosco nessa ação”, relata. O evento terá treze palestras diferentes, abordando o autismo por inúmeras perspectivas. Serão discussões sobre nutrição, fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, pedagogia, psiquiatria, genética, neurologia e direito. As inscrições ainda estão no primeiro lote e podem ser feitas pelo site https://doity.com.br/simposiosulcatarinensetea

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

Geovania é homenageada e comemora conquista para as mães da região sul

Foram inaugurados nesta quinta-feira, 29, no Hospital Materno Infantil Santa Catarina, em Criciúma, o Banco de Leite e a Unidade de Cuidados Intermediários. Ambos contaram com recursos de emendas parlamentares da deputada federal Geovania de Sá (PSDB) para entrarem em funcionamento e, por isso, ela acaba de ser homenageada na abertura dos trabalhos da Primeira Jornada de Incentivo à Amamentação, que acontece na Acic. O Banco de Leite, esperado por mais de uma década, foi totalmente equipado com recursos oriundos do gabinete da parlamentar. “E as mães e bebês de 47 municípios da Região Sul do estado agradecem”, relata o médico e responsável técnico Leon Iotti Neto. Ele lembra que, antes, as famílias de toda Amrec, Amesc e Amurel precisavam recorrer à única unidade existente, em Tubarão. Além das captações e doações, o Banco vai prestar atendimento assistencial. Dr. Leon conta que a mãe com o bebê sem a pega correta, com mastite ou que precisa de uma orientação também poderá contar com o acompanhamento dos profissionais. A outra nova ala que entrará em funcionamento nesta sexta-feira, 30, a Unidade de Cuidados Intermediários, também contou com recursos destinados pela deputada Geovania e atenderá os recém-nascidos, com até 28 dias, que precisam de cuidados especiais.

Projeto de lei facilita aposentadoria para portadores de fibromialgia

Chegou, na última quinta-feira (22), à Comissão de Assuntos Sociais do Senado um projeto de lei com objetivo de facilitar a aposentadoria de pessoas que sofrem com fibromialgia. A proposta, de iniciativa popular e submetida a votação no site do Senado, pretende alterar a Lei nº 8.213/91 para “para incluir a fibromialgia no rol das doenças que asseguram a seus portadores a dispensa do cumprimento de período de carência para usufruir dos benefícios de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez”. Ainda não foi definido qual senador fará a relatoria do projeto na Comissão de Assuntos Sociais. Na etapa anterior, na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, o relator, senador Flávio Arns (Rede-PR) que recomendou que a fibromialgia seja assegura como doença crônica que recebe o benefício de auxilio doença ou aposentadoria por invalidez antes que seja criada a lista da nova lei.

Entrada gratuita em comemoração ao aniversário do Museu ao Ar Livre

Na sexta-feira, dia 30, o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel comemora 39 anos de fundação, preservando parte do patrimônio cultural da região Sul de Santa Catarina. E na data especial quem ganha o presente é a população com entrada gratuita para a visitação do espaço cultural, que é mantido pela Fundação Educacional Barriga Verde – FEBAVE. A diretora do Museu ao Ar Livre, Valdirene Böger Dorigon, destaca que ação une os festejos de aniversário da instituição e do município de Orleans e busca incentivar as pessoas a enriquecerem o conhecimento sobre a história da imigração. “É mais uma iniciativa com o objetivo de estimular as pessoas a conhecerem o passado, a história das suas próprias famílias. Saber mais sobre o que se passou é também entender o presente”, pontua. A visitação gratuita acontece das 9h às 17h30min, e é válida para pessoas de toda a região.

Ampliações de CEIs serão solicitadas por comissão temporária da Câmara Municipal de Içara

A reforma e ampliação dos Centros de Educação Infantil Alegria do Saber no Bairro Presidente Vargas e CEI do Loteamento Planalto para evitar as litas de espera por vaga, assim como a criação de estacionamentos próprios serão solicitados pela comissão temporária de acompanhamento da educação, da Câmara Municipal de Içara. Os vereadores membros da comissão estiveram visitando as duas unidades escolares, nesta tarde de quarta-feira, dia 28/08. “O CEI Alegria do Saber oferece 280 vagas, e no Planalto são 80 crianças atendidas. Mas mesmo assim possuem listas de espera, por isso a importância de apresentar a indicação ao Poder Executivo”, comentou o vereador Antônio de Mello. “Os locais visitados possuem espaços para suas ampliações”, reforçou o vereador Itamar da Silva. A visita da comissão também serve para verificar as condições de funcionamento, tanto na estrutura física e parte pedagógica.  Qualidade da merenda e o cardápio servido para as crianças e condições de serviços dos profissionais e satisfação dos pais. “A qualidade da merenda é excelente. E os profissionais são muito bem capacitados e satisfeitos no trabalho”, informou o vereador Marcio Toretti. “A comissão foi muito bem recebida e acompanhada pelos profissionais, que nos esclareceram todos os nossos questionamentos”, destacou de Mello.

Você também pode gostar