Notícias de Criciúma e Região

COLUNA POLÍTICA: R$ 204 milhões para bolsas de estudo e Fórum de Turismo

Frente Parlamentar e Sistema Acafe reunidos com governador Moisés

A Frente Parlamentar em Defesa das Universidades, coordenada pelo deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT), e os reitores do Sistema Acafe, estiveram reunidos com o Governador Carlos Moisés, e os secretários de Estado da Educação, Natalino Uggioni, e da Casa Civil, Douglas Borba. Foi a oportunidade para eles agradeceram o Governo do Estado pela liberação de mais de R$ 204 milhões para bolsas de estudo dos Artigos 170 e 171 em 2019. “Este gesto do Governador Moisés e dos secretários deu uma nova perspectiva para as universidades comunitárias e, principalmente, para milhares de jovens catarinenses que sonhavam em cursar uma faculdade. A frente parlamentar vai continuar trabalhando para fortalecer o ensino superior porque acreditamos que a educação transforma vidas”, explica do deputado Minotto.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

Oportunidade do ensino superior

O Reitor da Unochapecó e presidente do Sistema Acafe, Claudio Jacoski, falou em nome dos demais reitores e agradecer o Governo do Estado. “Esses recursos têm um significado muito grande neste momento de dificuldade por qual passam as universidades. Também dá oportunidade para famílias que não teriam condições de pagar uma faculdade para seus filhos. Momento hoje de dizer, obrigado, Governador”, expressou. Por sua vez, o Governador Carlos Moisés adiantou que pretende seguir trabalhando para melhorar a qualidade da educação catarinense. “São as universidades que fazem o desenvolvimento da sociedade. Esperamos continuar fortalecendo essa parceria. Agradeço ao Sistema Acafe e ao deputado Minotto, que luta pela educação e que tem sido um grande parceiro do Governo do Estado”, ressaltou Moisés.

Fórum de Turismo de Nova Veneza irá eleger a diretoria

Para fortalecer o desenvolvimento turístico em Nova Veneza, a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Nova Veneza realiza no próximo dia 27 de agosto, às 19h, o Fórum de Turismo para eleição do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR, no Teatro Municipal. Na oportunidade será eleita a diretoria e indicado os nomes dos futuros conselheiros. Conforme a lei 2.692 de 10 de maio de 2019, o COMTUR é o órgão de caráter normativo, consultivo e deliberativo, de assessoramento e fiscalizador, destinado a orientar, promover e garantir o aprimoramento das diretrizes e objetivos do desenvolvimento do turismo no município.

Destaque nacional

De acordo com a secretária de Cultura, Esporte e Turismo, Susan Bortoluzzi Brogni o fórum é muito importante para Nova Veneza, pois a cada dia estamos em destaque nacional no setor turístico. “Ter um conselho ativo faz com que o município tenha maior fiscalização, projete ações de maior impacto turístico e desenvolva este setor de forma organizada. A implantação do Conselho é de extrema importância para o desenvolvimento do turismo local, pois ele poderá fazer projetos e ações que impulsionem o setor, sendo um importante passo para o poder público, setor privado e sociedade civil”.

CADASTUR

Além disto, segundo Susan, cabe também orientar sobre o CADASTUR, que é um cadastro do Ministério da Cidadania, sobre operadoras de turismo, restaurantes, guias e outros estabelecimentos que trabalhem com o turismo. “Neste primeiro momento vamos mostrar como funciona a plataforma. E, posteriormente, promover encontros com todos os estabelecimentos para fazer este cadastro em conjunto. Queremos contribuir também com o Governo Estadual, que tem como meta registrar 20 estabelecimentos turísticos por dia de todo o estado. Com o COMTUR eleito vamos abrir o Fundo Municipal de Turismo e do Plano Municipal de Turismo, como foi feito com o setor da Cultura”, finalizou. Mais Informações podem ser adquiridas na Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo pelo telefone (48) 3471-1758 ou por e-mail [email protected] ou [email protected].

Jornada Científica de Medicina

Chegou ao fim na tarde deste sábado a 15ª Jornada Científica e o terceiro Simpósio Multiligas do curso de Medicina da Unesc, evento que reuniu aproximadamente 250 pessoas ao longo de atividades práticas e teóricas realizadas de quinta-feira a sábado (22 a 24/8). O resultado de quase três meses de preparação para o evento, conforme o representante da comissão organizadora, Donizete da Rosa Júnior, valeu a pena pela adesão dos acadêmicos e pelos conteúdos compartilhados. “A Jornada e o Simpósio Multiligar foram preparados com muito empenho e carinho para que fosse uma grande oportunidade de aprendizado para os acadêmicos e tenho certeza que todos levaram, de fato, muitos ensinamentos desses dias de atividades especiais”, avaliou.

Você também pode gostar