COLUNA POLÍTICA: nova tarifa para água e esgoto e saúde auditiva no Sul

Repasse para seus amigos utilizando os links abaixo

Em reunião no Ministério da Saúde, Daniel Freitas busca solução para atendimento em saúde auditiva no Sul do Estado
A disponibilização de atendimento de pacientes com deficiência auditiva, foi pauta de reunião agendada pelo deputado federal Daniel Freitas com o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, na tarde desta terça-feira, 17, em Brasília. A comitiva, que contou com a presença do prefeito Clésio Salvaro, dos deputados Geovânia de Sá e Ricardo Guidi (federais), Felipe Estevão e Paulinha (estaduais), do Secretário de Saúde de Criciúma Acélio Casagrande, e do médico otorrinolaringologista Dr Rafael Búrigo Locks, discutiu o impasse na liberação do credenciamento para atendimento de pacientes de toda a região Sul do Estado. Segundo Freitas, o ministro demonstrou total apoio, indicando ainda que é uma grande incentivador da regionalização dos serviços de saúde, aproximando o atendimento ainda mais dos cidadãos.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui
Governo do estado sinaliza apoio
Ainda de acordo com o deputado Freitas, o governador Carlos Moisés sinalizou total apoio, sendo que haverá uma remanejamento dos encaminhamentos existentes, levando para mais próximo o atendimento clínico destes pacientes. “Nesta quinta-feira retorno a Santa Catarina, onde nos reuniremos com o Secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino, para dar os últimos encaminhamentos e, em breve, disponibilizar efetivamente o atendimento para toda a região sul do nosso Estado”, finaliza.

Plenário admite parcialmente MP sobre isenção de defensivos
Os deputados estaduais admitiram, de forma parcial, na sessão ordinária desta terça-feira, 17, a tramitação da Medida Provisória (MP) 226/2019, que as prorrogou até 31 de dezembro a isenção do ICMS para os defensivos agrícolas. O Plenário seguiu a decisão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que pela manhã havia retirado do texto original da MP os pontos que tratam da cobrança escalonada do imposto, a partir de 1º de janeiro de 2020. Com a decisão do Plenário, a MP vai para a análise de mérito pela Comissão de Finanças e Tributação, na qual será elaborado o texto do projeto de conversão em lei (PCL). Com o projeto aprovado pela comissão, a matéria volta para o Plenário, para a transformação da MP em lei.

Cocalfest na Alesc
O município de Cocal do Sul, no Sul do estado, promove de 25 a 29 de setembro a 7ª Cocalfest, evento que marca a comemoração dos 28 anos de emancipação político-administrativa do município. O prefeito Ademir Magagnin (PP), a vice-prefeita Cirlene Scarpato, Aninha (PSD), a rainha Caroline Gonçalves Pires e as princesas Mônia Sartor e Alexandra Dela Justina ocuparam a tribuna, na tarde desta terça-feira, 17, para divulgar o evento e convidar os deputados a prestigiarem a festa. Uma das principais atrações do evento será o cantor Daniel e a entrada é gratuita, somente o show com o Daniel será cobrado a doação de um produto de limpeza ou de higiene pessoal para ser doado para ação social do município.

Membros da presidência do Comtur são empossados
Através de votação, foram eleitos os membros da presidência do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). O evento ocorreu nesta terça-feira (17), no Teatro Municipal, anexo ao Palazzo Delle Acque. Daniel Ghellere exercerá o cargo de presidente, Anderson Machado foi eleito vice-presidente, e Vanessa Soares e Diones Velho Lopes tomaram posse no cargo de 1° e 2° secretário, respectivamente. Os primeiros objetivos do Comtur são criar o Plano Municipal de Turismo e auxiliar no Cadastur, sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo.

Comissão Temporária Especial de água e esgoto encerra os trabalhos
A busca por um preço justo e transparente da tarifa de água e esgoto do cidadão criciumense foi pauta principal da Comissão Temporária Especial composta no Legislativo de Criciúma, que apresentou relatório final nesta terça-feira, 17, durante reunião dos membros. O objetivo da Comissão era o acompanhamento dos trabalhos das transições da agência reguladora e prestadora de serviço e debater sobre as tarifas e taxas cobradas dos serviços de água e esgoto fornecidos pela Casan aos cidadãos criciumenses.
Definição de nova tarifa a ser cobrada em Criciúma
A Comissão solicitará ao Cisam-Sul, nova agência reguladora, o cronograma dos trabalhos para definição da nova tarifa de água e esgoto a ser cobrada em Criciúma. “Sempre foi objetivo da Comissão trazer uma redução no valor da tarifa porque entendemos que outras agências trabalham em outros Municípios e chegaram à conclusão de uma tarifa menor que essa cobrada hoje pela Casan”, pontua o presidente da Comissão, vereador Pastor Jair Alexandre (PSC).
Quem define valores é a agência reguladora
O documento apresentado pelo relator, vereador Tita Belloli (MDB), afirma que não é de responsabilidade da Casan definir o valor da tarifa e sim da Agência Reguladora. Hoje, a tarifa do esgoto em Criciúma representa 100% do valor da tarifa de água. “Trabalhamos praticamente durante seis meses e, mesmo depois do fim do prazo da Comissão, acordamos seguir acompanhando todos os trabalhamos da Cisam-Sul, solicitando, inclusive, o cronograma de trabalho da reguladora”, afirma Belloli.

Repasse para seus amigos utilizando os links abaixo

Coluna Política

Repasse para seus amigos utilizando os links abaixo
Repasse para seus amigos utilizando os links abaixo