Notícias de Criciúma e Região

Coluna Pelo Estado entrevista Ricardo Barbosa Lima, presidente da ADVB/SC

“A atuação da ADVB fortalece empresários e profissionais e a economia catarinense”

Ricardo Barbosa Lima, presidente da ADVB/SC

 

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Top de Marketing e Vendas 2024 da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina (ADVB/SC) e os interessados poderão se inscrever para a 38ª edição do prêmio até o dia 14 de outubro. 

 

Neste ano, as empresas concorrerão em dez categorias: Agronegócio, Comércio, Comunicação, Construção Civil, Cooperativismo, Educação, Indústria, Infraestrutura/Transporte/Logística, Saúde e Tecnologia.

 

Podem participar empresas atuantes em Santa Catarina, de qualquer porte, com exercício regular de suas atividades, e que comprovadamente tenham adotado as melhores práticas de marketing e vendas nos últimos 36 meses. 

 

Conversamos com o presidente da ADVB SC, Ricardo Barbosa Lima, sobre o trabalho da Associação e a importância da premiação. Confira:

 

Pelo Estado – Há pouco mais de seis meses como presidente da ADVB/SC, como o senhor avalia a sua gestão neste período?

 

Ricardo Barbosa – Estou muito satisfeito com esse período inicial da nossa gestão. Conseguimos formar uma diretoria integrada por profissionais de alta capacidade, jovens e comprometidos com a ADVB, e já estamos alcançando ótimos resultados. Equacionamos com sucesso questões administrativas e financeiras que nos preocupavam, promovemos em conjunto com a ACATE uma missão empresarial ao SWSX, maior evento de inovação do mundo em Austin, no Texas, nos Estados Unidos. A premiação ao PERSONALIDADE DE VENDAS que elegeu o empresário Francisco Graciola da FG Empreendimentos nessa edição 2024 foi um grande sucesso. O evento em Balneário Camboriú bateu recorde de público. Em Chapecó, desenvolvemos o prêmio EMPRESA CIDADÃ que enaltece as melhores práticas de responsabilidade empresarial, com recorde de inscrições e também de público. Lançamos ainda nossa maior premiação – TOP DE MARKETING que destaca as empresas que adotaram as melhores práticas de marketing e vendas. O profissional de marketing e vendas concorrerá ao tradicional prêmio ANTUNES SEVERO.

 

Pelo Estado – Quais são os seus principais projetos e objetivos para a Associação durante estes dois anos em que estará à frente da ADVB/SC? 

 

Ricardo Barbosa – Durante os dois anos da gestão estamos focados em atuar na capacitação, relacionamento, reconhecimento e inovação, promovendo as mais avançadas tendências, práticas e ferramentas de marketing e vendas.

Especificamente, temos planejado para o próximo ano os prêmios Personalidade de Vendas, Empresa Cidadã, Top de Marketing, Antunes Severo, retomar o Top Turismo -Beto Carrero e lançar o Top Inovação.

Na área de capacitação iremos manter  a Pós-Graduação em conjunto com a ESPM, e ainda lançar outros cursos.

Iremos também estreitar o relacionamento com as demais entidades empresariais, com as Universidades e com entidades ligadas à inovação. Temos já em desenvolvimento dois projetos de livros com as mais importantes cases de marketing e vendas e os mais destacados cases de responsabilidade empresarial, compartilhamento com a academia, entidades e público em geral, buscando pelo exemplo incentivar a adoção das melhores ações nas áreas.

 

Pelo Estado – Logo que tomou posse, o senhor chegou a declarar que uma de suas metas seria estabelecer uma conexão com a inovação para impulsionar a economia catarinense. Como isto está sendo feito na prática?

 

Ricardo Barbosa – A Inovação merece destaque em nosso planejamento. Estamos construindo uma aproximação com a Fiesc, Acate, Academia, entidades afins e Secretaria de Estado da Tecnologia e Inovação com o objetivo de identificar e premiar as mais importantes inovações.

 

Pelo Estado – Na sua avaliação, qual a importância da ADVB para a classe empresarial do nosso Estado?

 

Ricardo Barbosa – A ADVB completou 40 anos, sempre focada no seu propósito. É referência para empresários e profissionais, com destacada atuação em seus quatro pilares: capacitação, relacionamento, reconhecimento e inovação. Fomenta o conhecimento através de eventos, palestras, cursos e encontros de ideias. Promove o relacionamento, criando um ótimo ambiente de negócios.

As premiações reconhecem e valorizam as melhores práticas e estimulam a competitividade, contribuindo assim para a evolução de mercado.

A atuação da ADVB fortalece empresários e profissionais e a economia catarinense.

Há uma revolução no comportamento do consumidor, que vive um momento de empoderamento, fato que altera sobremaneira as abordagens de comunicação, vendas e marketing. Um grande desafio da ADVB é contribuir para que empresários e profissionais estejam preparados para o enfrentamento dessa nossa realidade de mercado.

 

Pelo Estado – Qual o significado do prêmio Top de Marketing e Vendas 2024 para as empresas?

 

Ricardo Barbosa – O Top de Marketing e Vendas é a maior premiação da ADVB, consagrando as empresas que adotaram as melhores práticas e alcançaram efetivos resultados. É o Oscar do marketing. Proporciona grande visibilidade para as vencedoras e transforma suas estratégias em inspiração. Vendas e Marketing fazem girar a economia, acompanhando a dinâmica dos tempos e dos mercados. As trocas sempre permearam a vida das pessoas e são tão antigas quanto a própria história da nossa civilização.

Você também pode gostar