“Stille Nacht”, traduzida para o português como “Noite Feliz”, é uma das canções natalinas mais populares de todas. Foi escrita pelo Padre Joseph Mohr e a composição foi feita por Franz Xaver Gruber em 1818, na cidade de Oberndorf, Austria, tendo sido executada pela primeira vez na Missa do Galo daquele ano na paróquia de São Nicolau. Tem traduções em, pelo menos, 45 línguas. A sua versão em língua portuguesa, usada nas celebrações cristãs dos países lusófonos, foi escrita pelo frei alemão, naturalizado brasileiro, Pedro Sinzig. Foi considerada um Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco em 2011.
Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui
A música foi gravada por um incontável número de cantores, de todos os gêneros musicais. A versão cantada por Bing Crosby, aparece na terceira posição entre os singles mais vendido de todos os tempos, com cerca de 30 milhões de cópias comercializadas no mundo todo.
Peter Husty, curador da exposição “Silent Night 200 – The Story. The Message. The Present” (“Noite Feliz 200 – A História. A Mensagem. O Presente”, em tradução livre), no Museu de Salzburgo, “Stille Nacht” transcende a religião. “Ela conta a história do nascimento de Jesus Cristo. Então é um cântico religioso ao mesmo tempo em que é para a paz no mundo”.