Notícias de Criciúma e Região

Colhe e pague de Pitaya como diferencial em propriedade de Treviso

Casal Dina de Marck e Valmor Pires já possuem cultivo de maçã e desejam o mesmo com a "Fruta do Dragão"

A serra catarinense já colocou em prática, e viu que a atividade de visitação de pomar de maçã no estilo colhe e pegue deu certo. Agora é a vez de uma família de Treviso ir nesta direção, só que com outro tipo de cultivo: a Pitaya.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

A plantação começou por hobby, para cultivo próprio, mas foi crescendo. Como tudo é novo e querendo oportunizar uma experiência diferente para as pessoas colherem sua própria fruta, o casal Dina de Marck e Valmor Pires resolveu implementar o estilo colhe e pague.

“As pessoas aproveitam para fazer uma visita ao interior, sair de suas casas e conhecem como é uma plantação de Pitaya. Elas ficam maravilhadas com o fruto, mas se encantam mesmo é pela sua flor quando a vejam. O pessoal tem gostado bastante”, diz Dina De Marck.

Já são mais de dois mil pés da fruta e a primeira colheita este ano, já rendeu 1,2 toneladas de Pitaya. “Estamos felizes com o resultado. É nossa primeira colheita. Estamos ainda engatinhando, mas é uma aposta que vamos fazer na propriedade”, ressalta Pires.

O próximo passo do casal é beneficiar o fruto. “Já estamos vendo curso para fazer geleia, cerveja e até vinho dela. Um olhar mais 360 graus com outras opções futuro cliente”, revelam. A plantação na propriedade é totalmente orgânica. “O cliente colhe um fruto fresco, sem agrotóxico e cultivado com muito carinho e atenção, destaca a produtora.

 

Nutricionista destaca fruta: rica em vitamina, fibras e antioxidante

Segundo a nutricionista, Marília Spillere, a Pitaya é uma fruta que tem inúmeros benefícios. Possui quantidades significativas de vitaminas e mineiras e muitos antioxidantes e a sua sementinha, preta, tem muita fibra. “É uma fruta que tem baixo carboidrato, baixa caloria e rica em antioxidante e fibra. Uma fruta maravilhosa para quem quer controle da glicemia, da diabete, para quem está fazendo uma dieta”, comenta.

“Super indico aos meus pacientes pelos benefícios que ela possui. Sem falar da sua praticidade. Você pode levar na bolsa, como lanche, apenas corta e come com colher, ela pela manhã, traz saciedade”, complementa.

 

Colhe e pague

O pico da colheita da Pitaya é de dezembro a maio. Na propriedade a expectativa é que até final de abril os frutos já estejam todos colhidos. A visita pode ser agendada pelo contato (48) 9 9604-9955.

SC é o segundo produtor do Brasil

Segundo a Epagri, a expectativa para a safra 2020/21 de pitaya em SC é positiva. A previsão é de um aumento de 30% na produção em relação ao ano anterior. No estado já mais de 200 hectares de plantação. Santa Catarina já é o segundo maior produtor do Brasil.

Você também pode gostar