Cocal do Sul: união de pais, filhos e escola marcam desfile cívico

Já dizia um ditado chinês: “É preciso o envolvimento de toda a aldeia para educar uma criança”. E foi com este objetivo que a união de pais, filhos e escola fez valer cada estrofe do l hino brasileiro durante o Desfile Cívico de Cocal do Sul, neste sábado, 7. Com o tema “Escola e Família: união que faz a diferença”, mais de 10 mil pessoas participaram e acompanharam o ato de respeito e amor pela Pátria, ocorrido na Avenida Polidoro Santiago.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

 

Autoridades militares, políticas e representantes de entidades compuseram o palanque. O hasteamento das bandeiras do Brasil, Santa Catarina e Cocal do Sul foi feito respectivamente pelo subtenente, comandante da Política Militar, Alexandre Pirotti Fontoura; sargento do Corpo de Bombeiro, Rafael Tomasi Bitencourt e prefeito municipal, Ademir Magagnin.

Ao som da Banda Musical, regida pelo maestro Rodrigo Cardoso, o tema foi apresentado pelas escolas do município através de faixas, ações, teatro, música e reflexão que destacaram a importância da sintonia entre escola e família para que ambas sigam os mesmos princípios propiciando o desenvolvimento de todas as capacidades de uma pessoa. As escolas mostraram que a família é a base de tudo, que a família educa e a escola ensina. Ela é onde a vida começa e o amor nunca termina. Em quase todos os pelotões, os pais desfilaram ao lado de seus filhos.

Igrejas participam de ato

Entidades e igrejas também se uniram em família. As igrejas Católica, Quadrangular e Assembleia de Deus apresentaram seus projetos e mostraram por meio da fé que a família vem em primeiro lugar.  A igreja católica trouxe o exemplo de uma colmeia de abelhas onde podem coexistir até 70 mil abelhas que podem exercer diferentes funções. Porém, na colmeia, tudo é ordem, disciplina, preocupação pelo todo.

Projetos educativos

Na área da educação, projetos educacionais como robótica, canto coral, Cubinho da Matemática, jogos de mesa, violão, aulas de italiano, banda e atividades esportivas enalteceram as oportunidades e resultados dos alunos. A coreografia de abertura contou com a apresentação da ginástica rítmica desportista. Cachorros de rua desfilaram levantando a bandeira do amor pelos animais juntamente com os voluntários da Ong Patas e Pegadas. A Secretaria de Saúde do município levou conscientização e chamou a atenção para as vacinas, o não ao fumo e a prevenção ao suicídio (mês amarelo).

“O sucesso da educação começa quando se promove a parceria entre a escola e a família. Quando os pais participam ativamente da vida de seus filhos e se engajam, inclusive, no cotidiano escolar da criança, a tendência é que os alunos se dediquem e se esforcem mais, por se sentirem amados e apoiados”, relata a secretária de Educação, Esporte e Cultura, Ana Paula Teixeira Cechinel.

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.