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Cobrança de pedágio no trecho sul da BR-101 começa em abril

O valor da tarifa básica deve ser de R$ 2,10

A cobrança de tarifa de pedágio em todas as praças do trecho concedido na BR -101, tem previsão de início para abril, mas ainda sem definição de data. O começo da operação depende de aprovação dos trabalho iniciais, pela agência reguladora (ANTT), e da autorização para início da cobrança publicada em Diário Oficial da União (Dou).

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A informação foi repassada pela assessoria de comunicação da CCR ViaCosteira, empresa responsável pela concessão da rodovia em Santa Catarina.

“Assim que autorização for publicada em DOU, os usuários serão informados por meio da chamada “operação branca”, ou seja, durante dez dias as praças funcionarão apenas para informar sobre a data do início da cobrança e o valor das tarifas para cada tipo de veículo. A empresa também divulgará a data e o valor da tarifa por meio dos veículos de comunicação e distribuição de informativo nas praças. O valor da tarifa básica deve ser de R$ 2,10. E para veículos comerciais (caminhões e ônibus) o valor cobrado depende do número de eixos, ou seja: a tarifa básica vezes o número de eixos”, explicou a assessoria da concessionária.

Sobre isenção, o contrato de concessão autoriza somente veículos oficias, onde a cobrança do pagamento de tarifa é regulamentada pela ANTT. A definição dos veículos isentos do pagamento é determinada pela resolução 3916.

Veja os locais dos pedágios:

Km 298,6 (Laguna)

Km 344,7 (Tubarão)

Km 404,5 (Araranguá)

Km 457,5 (São João do Sul)

Investimentos

Só nesta etapa de trabalhos iniciais, os investimentos já ultrapassaram R$ 200 milhões em obras e serviços concluídos. Entre as obras realizadas estão:

– Recuperação do pavimento com aplicação de mais de 80 mil toneladas de massa asfáltica;
– Revitalização de toda a sinalização vertical, com implantação de mais de 3.800 novas placas de sinalização;
– Revitalização de toda a sinalização horizontal (pinturas de faixas e zebrados de acessos a rodovia principal, equivalente a 500 km de pistas);
– Colocação de 120 mil novas tachas refletivas, conhecidas como “olho de gato”;
– Instalação de 63 mil unidades de refletivos em barreiras de defensas de proteção;
– Recuperação de todo sistema de iluminação da rodovia em perímetros urbanos, com mais de seis mil novas lâmpadas led;
– Renovação da iluminação da Ponte Anita Garibaldi e implantação de novos sistemas para iluminação cênica da ponte;
– Recuperação total de 204 pontes e viadutos;
– Revitalização de 20 passarelas;
– Implantação de sistema de monitoramento por câmeras nas 20 passarelas (02 equipamentos em cada passarela, ampliando condições de segurança para pedestres e comunidades);
– Implantação de 52,8 mil lâminas de defensas metálicas (proteção em curvas)
– Implantação de mais de 300 terminais atenuadores de impacto;
– Implantação de 18 mil metros de telas antiofuscantes;
– Recolhimento de 50 caminhões de lixo por mês;
– 181 novos marcos quilométricos;

Importante lembrar que os serviços de manutenção e conservação da rodovia permanecem e são realizados 24 horas. No total, o projeto de concessão prevê um investimento em torno de R$ 7,4 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão, tendo como principais obras a construção de 98,3 quilômetros de faixas adicionais, 70,3 quilômetros de vias marginais, 18 passarelas, 42 retornos, renovação de 31 acessos e 25 novos pontos de ônibus. Além disso, prevê também nova iluminação ao longo do percurso e monitoramento de 100% do trecho, por meio de 235 câmeras. No total, serão aproximadamente 3,7 mil empregos com contratação de mão de obra local, contribuindo com o desenvolvimento regional. Até agora, os serviços em andamento pela CCR ViaCosteira já estão gerando 1.100 profissionais.

 

 

 

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