Notícias de Criciúma e Região

City tour leva idosos a pontos turísticos de Criciúma

Circuito Cultural foi divulgado na tarde desta quarta-feira no Centro de Convivência da Terceira Idade

Um passeio de ônibus onde a terceira idade terá a oportunidade de conhecer alguns dos principais pontos turísticos de Criciúma. A iniciativa integra o projeto Circuito Cultural Criciúma idealizado pela Associação Feminina de Assistência Social (Afasc). A proposta é fazer com que os mais de mil idosos que frequentam os 50 grupos nos bairros de Criciúma possam experimentar um dia de turista.

📲Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

O roteiro inicia na Mina de Visitação Octávio Fontana e segue pelos parques dos Imigrantes, Prefeito Altair Guidi e encerra com um delicioso café no Parque das Nações Cincinato Naspolini, sendo que também, está incluso uma voltinha no trem que fica disposto no parque. “Podem participar do Circuito Cultural, todos os idosos que frequentam o Centro de Convivência e os clubes dos bairros. Estamos fazendo uma semana de teste do passeio, sendo que nos próximos dias, começa para valer, com o lançamento e execução”, informou Daniel Cipriano, coordenador do Centro de Convivência da Terceira Idade de Criciúma Zulma Manique Barreto.

Passeio encerra no Parque das Nações – Foto: Portal Litoral Sul

Na tarde desta quarta-feira, 27, um grupo fez seu passeio experimental e a equipe do Portal Litoral Sul acompanhou a chegada no Parque das Nações. A coordenadora dos grupos, Janaina Scaini Dutra, contou que por mais que sejam da cidade, muitas pessoas não conhecem. “A  primeira parada a mina de visitação, muitos não conhecem e ficam deslumbrados em ter essa atração na cidade. Outros, porém, contam que trabalharam em minas. Fazem vídeos, fotos é uma verdadeira alegria”, revela.

City tour encerra com um delicioso café – Foto: Portal Litoral Sul

Já tomando seu café, o aposentado Aldo Souza, 68 anos e a esposa, Marilza Isabel Pereira Silvano, 71 anos que participam do grupo de idosos do bairro Demboski  consideraram o passeio como muito bom. “A gente não conhecia os pontos turísticos. Foi muito legal”, disseram.

Irmãs Jane, 72 anos e Maria Stela, 65 anos – Foto: Portal Litoral Sul

Do grupo de idosos da Vila Esperança, as irmãs Jane Martins Simão, 72 anos e Maria Stela Simão, 65 anos, estavam felizes e satisfeitas com tudo o que viram. “Foi excelente”, disseram.  Jane disse que na mina de visitação ficou maravilhada ao entrar e contou que teve um momento de nostalgia. “Lembrar que meu pai e meus avós trabalharam em uma mina, minha mãe, como escolhedeira foi emocionante. Valeu a pena”, disse ela.

Novos projetos

A tarde de hoje, também serviu para apresentação dos novos projetos voltados para o público da terceira idade no município. A Prefeitura, por meio da Fundação Cultural (FCC), e a Afasc apresentaram além do Circuito Cultural, as salas e oficinas especiais, dança, vivências, funcional, artesanato, informática e jogos de mesa.

Prefeito Clésio Salvaro

“Não gostaria de fazer um espaço que fosse apenas o maior de Santa Catarina, mas sim, o melhor. O idosos merecem. Viver mais, com qualidade de vida”, disse na oportunidade o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, destacando o Centro como um desafio.

Você também pode gostar