Circuito Inova SC marca novo momento da educação SC e inicia com palestra do governador Carlos Moisés

Evento ocorre nesta quinta-feira, 21 de outubro, das 14h às 22 horas, na Unesc e conta com ampla programação

 A Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina (Unesc) e o Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) se unem para receber um importante evento no contexto educacional do Estado. As entidades de ensino superior do Sul receberão o primeiro encontro do Circuito Inova SC, promovido pela ACAFE – Associação Catarinense das Fundações Educacionais. A iniciativa tem o objetivo de fazer uma conexão entre academia, setor público e setor produtivo por meio da tecnologia, e ocorre nesta quinta-feira, dia 21 de outubro, na Unesc, e contará com a presença e a palestra do governador Carlos Moisés.

Com uma programação extensa, que ocorre das 14h às 22 horas, o encontro será um movimento integrador e marcará um importante momento da história da Acafe: quando ela deixará de ser um sistema com foco apenas na educação de qualidade e na pesquisa, e passará a fazer novas entregas à sociedade, com base na tecnologia, na inteligência e, principalmente, nas conexões.

O reitor do Unibave, Guilherme Valente de Souza explica, que o circuito contará com 13 grandes eventos no Estado, sendo que o de Criciúma dará o start no movimento. “As instituições comunitárias estão demonstrando força e união em prol do desenvolvimento do estado. Esperamos que o governador consiga participar de todos esses encontros e veja quanto cada instituição de ensino superior colabora para o desenvolvimento regional, em convergência com as políticas estaduais, por meio principalmente do Uniedu, programa que oportuniza a formação de mão-de-obra com o apoio de bolsas de estudo e gera um benefício em cadeia – ao estudante, sua família, o bairro, a cidade e as empresas”, enaltece.

Para a reitora da Unesc e vice-presidente da Acafe, Luciane Bisognin Ceretta, o Inova SC marca um momento único na história do sistema Acafe, que conta, hoje, com 15 instituições, cerca de 140 mil alunos, 10 mil professores e 155 bibliotecas com mais de 3 milhões de publicações. “Somos um player de relevância internacional pela qualidade do nosso ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos em Santa Catarina e, enquanto entidades inseridas em comunidades pelo estado, esse diálogo com a sociedade, mostrando a nossa força e potenciais, faz-se indispensável”, pontua.

Segue cronograma do evento:

14h – Reunião com os reitores da Acafe: Cenários e perspectivas 2022. Diálogo com os reitores que estiverem presentes, com o presidente da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias e com o presidente da Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas.

16h – Inovando Santa Catarina. Reunião entre Acafe, Fapesc e Centros de Inovação, contando com a presença de bolsistas, pesquisadores, alunos, empresas e incubadas no Centro de Inovação.

17h – Transformando Santa Catarina. Uniedu, um programa transformador. Encontro entre Secretaria da Educação e IES Uniedu, com a presença de coordenadores regionais, diretores de escolas e equipes do programa.

19h30 – Transformando e Inovando Santa Catarina: o papel das instituições de ensino superior comunitárias por meio de parcerias. O evento será dividido em quatro atos:

  • Palestra “Nas trilhas da inovação”, ministrada pelo governador Carlos Moisés.
  • Celebração e homenagem pela passagem dos 25 anos da Fapesc.
  • Fórum Acafe Uniedu, sobre a importância das bolsas para o desenvolvimento de Santa Catarina.
  • Assinatura de termos de cooperação.
Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.