Notícias de Criciúma e Região

Ciclone deixa o Sul em alerta para chuvas e ventos de até 100km/h; veja a previsão do tempo

O Sul catarinense está em alerta devido a passagem entre esta quinta-feira, dia 15, e sexta-feira, dia 16, de um ciclone extratropical pela região

O Sul catarinense está em alerta! De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina um ciclone extratropical deve chegar nesta quinta-feira, dia 15, ao Sul e ocasionar chuvas intensas e volumosas que podem ter um acumulado entre 200 e 250mm em alguns pontos. A região foi classificada como de Alto Risco para alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações.  A temperatura fica entre 13ºC e 18ºC.

“Diante do quadro atmosférico atuante em Santa Catarina, em especial aos efeitos do Ciclone, comunicamos que a Região Sul catarinense encontra-se no grau de Alto Risco para ocorrências de alagamentos, enxurradas, inundações graduais e deslizamentos. O ponto crítico está entre quinta e sexta feira, sendo o período das 15h do dia 14.06 às 18h do dia 16.06”, informa comunicado da Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil em Criciúma.

A sexta-feira, dia 16, seguirá com tempo fechado e chuvoso com alerta devido as fortes chuvas, bem como os fortes ventos que, segundo a Defesa Civil, podem chegar a 100km/h no Sul e Serra catarinense. A temperatura fica entre 13ºC e 20ºC. As fortes rajadas de vento podem ocorrer entre sexta e o sábado, dia 17, que amanhecerá com tempo fechado, mas apresentará melhora ao longo do dia. Já o domingo, dia 18, será de sol e tempo bom. A temperatura no final de semana fica entre 6ºC e 19ºC.

Veja a previsão do tempo completa para SC:

 

Nota completa da Regional da Defesa Civil em Criciúma:

ATENÇÃO

Diante do quadro atmosférico atuante em Santa Catarina, em especial aos efeitos do Ciclone, comunicamos que a Região Sul catarinense encontra-se no grau de Alto Risco para ocorrências de alagamentos, enxurradas, inundações graduais e deslizamentos. O ponto crítico está entre quinta e sexta feira, sendo o período das 15h do dia 14.06 às 18h do dia 16.06.
Assim, solicita-se que todo o Sistema de Proteção de Defesa Civil da Região Carbonífera esteja em Atençào, Preparação e Prontidão, para atendimento em caso de necessidade e apoio aos municípios que poderão ser atingidos por chuvas intensas causadas pelo ciclone extratropical formado próximo a costa de Santa Catarina, tendo seus efeitos potencializados pelo evento de maré alta.

Esse comunicado tem validade até 16 de junho de 2023 às 18h.

Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil em Criciúma

Você também pode gostar