Na tarde desta quarta-feira, dia 10, a Defesa Civil de Santa Catarina atualizou a situação das chuvas que castigam o estado desde segunda-feira, dia 08, por conta da passagem de um ciclone extratropical. Foram registradas, até as 15h desta quarta, ocorrências como alagamentos, quedas de árvores, inundações e deslizamentos em 32 municípios.
Segundo o órgão, ao todo, 17 pessoas estão desalojadas, cinco em Nova Veneza, quatro em Morro da Fumaça e oito em Jaguaruna, além de dez desabrigadas em São Francisco do Sul. O governador Carlos Moisés se reuniu com técnicos da Defesa Civil estadual, no início da tarde desta quarta, onde acompanhou a situação das regiões.
O chefe da Defesa Civil estadual, David Busarello, destacou que a situação exige cautela e cuidados. “Estamos atuando de maneira integrada com os municípios e órgãos do Governo do Estado desde a previsão do ciclone extratropical que atinge o Estado. O nosso primeiro cuidado é sempre com as pessoas, para que não tenhamos vítimas”, relatou.
Busarello reforçou ainda que o sistema de monitoramento da Defesa Civil segue 24 horas, todos os dias da semana. “Isso nos traz uma previsibilidade muito boa para que possamos acionar as cidades e repassar as informações do que está se formando, como o ciclone extratropical que atua no estado”.
Previsão
A previsão do tempo indica que a chuva deve diminuir gradativamente já na madrugada desta quinta-feira, dia 11. Os maiores índices pluviométricos nas últimas 48 horas foram registrados em Schroeder, 256,2mm, Florianópolis, 228,5mm, Joinville, 216mm, Morro da Fumaça 207,4 mm e Nova Veneza 197mm.
Rodovias
SC-390, na altura do KM 445,700, entre Orleans e Pedras Grandes
Ocorrência: Queda de barreira
Situação: Equipe no local para remoção do material da pista
SC-390, na altura do KM 409,500, Serra do Rio do Rastro
Ocorrência: Queda de barreira
Situação: Equipe SIE indo ao local averiguar situação
Confira relatos e vídeos dos estragos
A seguir, confira alguns relatos e vídeos dos estragos causados pelas chuvas que acontecem em Santa Catarina, devido à presença de um ciclone extratropical
https://youtu.be/avoxyxOejbw