Ciclistas de Criciúma e de várias cidades da região estarão reunidos na noite desta quarta-feira, 24, para um ato pela segurança no trânsito e construção de uma ciclovia na Avenida Centenário. O ato será em homenagem ao estudante de 13, que foi no início da noite de ontem, 23, atropelado por um ônibus “Amarelinho”.
“Será um protesto pacífico, mas que é necessário após esse trágico acidente”, considera um dos idealizadores do movimento João Luiz Virtuoso.
Com auxílio de um carro de apoio o grupo irá se reunir às 19h30, no local onde aconteceu o acidente onde será feito o trajeto solicitado para a obra de uma ciclovia. “ Iremos até ao Nações Shopping com retorno na Unesc e voltaremos ao local do acidente”, explica Virtuoso.
Segundo ele, em torno de 500 ciclistas devem participar da homenagem. “Estão confirmados grupos de Urussanga, Içara, Morro da Fumaça, Siderópolis, Araranguá e outros municípios”.
Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui
Ontem, logo após o acidente um grupo de ciclistas fechou a região da tragédia pedindo ciclovia. Cerca de 120 pessoas estiveram no protesto por mais segurança para quem usar bicicletas no centro de Criciúma. “ Trata-se de uma reivindicação antiga de vários ciclistas da cidade. Existe um grande crescimento no uso da bicicleta, o mundo das bikes vem evoluindo a cada dia. E esse entendimento entre ciclista e automóvel está dando choque, porque a cidade não é bem preparada para isso. E Criciúma precisa de um planejamento e um investimento nessa área”, considera o ciclista Eduardo Schaucoski.
Em nota enviada na noite de ontem a Prefeitura de Criciúma informou que existe um grande Projeto de Mobilidade Urbana de Criciúma, que vai implantar quase 24 quilômetros de ciclovias na cidade. Ainda segundo o texto a Prefeitura de Criciúma continuará à disposição para discutir, em muito breve, mas em momento oportuno, com as diferentes classes da sociedade civil, incluindo os ciclistas, as melhorias na mobilidade urbana do município, com todas as soluções já em execução, e outras, que serão executadas.